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Gestão de transporte e roteirização: qual estratégia adotar para otimizar sua operação logística?

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Escrito por nstech

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O Brasil é um país com dimensões continentais, dependente do modal rodoviário (com a maioria das rodovias em estado precário) e milhões de caminhões em circulação. Enxergar, em tempo real, esse grande emaranhado é crucial para a excelência na gestão de transporte 

Um dos principais desafios do setor é a redução dos custos logísticos e a melhoria na segurança. Para garantir que os negócios prosperem, a saída é investir em sistemas de gestão de transportes e na otimização das rotas. 

Somado aos altos custos logísticos e à necessidade de aumentar a produtividade nas estradas está outro quesito fundamental: satisfazer e fidelizar os clientes, cada vez mais exigentes. Se sua empresa quer melhorar a competitividade e o desempenho operacional, precisa ser eficiente.  

Anote aí: a logística eficaz passa pela gestão de transporte, roteirização e automatização dos processos. A boa notícia é que existe tecnologia que torna tudo isso possível. Quer saber como? Nós explicamos neste artigo. Confira! 

Benefícios da gestão de transporte e roteirização eficientes 

A gestão de transportes é a atividade encarregada pela movimentação das cargas do ponto de origem (fábricas, armazéns ou centros de distribuição) ao destino, seja o varejo ou a casa dos consumidores. 

Para agregar mais inteligência a essa tarefa complexa, os gestores precisam contar com sistemas de roteirização, que definem os percursos com base em requisitos como distância, tempo, custos da operação, segurança e prazos de entrega. 

Entre os principais benefícios para quem investe em estratégias de roteirização e em sistemas especializados na gestão de transporte estão: 

1. Otimização de rotas 

O escoamento de cargas (sejam a matéria-prima para a indústria ou o produto final entregue na casa do consumidor) requer rotas bem planejadas. Entre as particularidades do setor logístico estão a escolha dos trechos ideais e mais indicados para cada viagem. 

Nem sempre o caminho mais curto é o melhor. Calcular a distância e a quilometragem é apenas uma das atribuições da gestão do transporte. A otimização das rotas envolve: 

  • Avaliação da qualidade das estradas: trechos pavimentados, regiões serranas, pistas simples, rodovias com maior índice de acidentes e tombamentos etc.; 
  • Identificação dos trechos e horários mais vulneráveis ao roubo de cargas; 
  • Atendimento às restrições ao tráfego de caminhões nos centros urbanos; 
  • Cálculo do tempo médio de deslocamento entre o ponto inicial e o destino; 
  • Cumprimento dos prazos e janelas de entrega; 
  • Acesso a informações em tempo real, como bloqueios e congestionamentos; 
  • Identificação de postos de pedágio e fiscalização; 
  • Mapeamento de postos conveniados para abastecimento e locais seguros para parada e pernoite etc. 

Além destes fatores, os impactos financeiros do consumo de combustível e desgaste de peças, componentes e pneus nas operações de transporte também devem ser levados em consideração. Esses custos podem ser amenizados com a roteirização adequada. 

Não se pode esquecer que acidentes, cargas avariadas e atrasos na entrega causam prejuízos que, se forem frequentes, inviabilizam o negócio. Em resumo, a otimização das rotas identifica e determina qual o percurso mais eficiente em termos de prazos e custos, aprimorando o serviço de entregas.

2. Redução de custos logísticos na gestão de transporte

Economia em constante mudança, clientes cada vez mais exigentes e concorrência acirrada. O setor de transporte de carga precisa reduzir os custos logísticos sem comprometer a qualidade do serviço.  

Por isso, fazer a gestão de transporte de forma eficiente e apostar na roteirização levam à redução de custos e à melhoria da competitividade. Quem aposta nestes dois aspectos (gestão e seleção de rotas) sabe que é possível reduzir drasticamente os custos. Quem ainda resiste ao investimento nestas tecnologias provavelmente “ficará pelo caminho”, sem chances de realizar um bom serviço e de se manter no mercado. 

A etapa de transporte de carga é a mais onerosa para o setor logístico e a redução dos custos dever ser meta de 100 entre 100 empresas do setor. A vantagem é que existem plataformas capazes de integrar todos os sistemas necessários para a gestão e a roteirização de transportes, com vistas ao controle de gastos e de prejuízos.  

3. Aumento da eficiência 

O sucesso de uma operação logística exige eficiência nas viagens e entregas. E para obtê-la, a produtividade da frota é um fator indiscutível. Uma medida para manter frotas produtivas é a manutenção preventiva. 

Empresas que fazem o acompanhamento rigoroso das condições do veículo – com trocas de peças, componentes, fluidos e pneus antes que um problema inesperado ocorra durante a viagem – reduzem o tempo que os veículos ficam ociosos nas oficinas ou parados nas estradas por falhas mecânicas. 

Como resultado, mantêm operações fluidas, evitam imprevistos durante o percurso, são mais ágeis nas entregas e se tornam um exemplo de aproveitamento da frota.   

Estratégias para a gestão de transporte e roteirização 

A gestão de transporte e a roteirização são recursos inquestionáveis no planejamento logístico. Para potencializar os resultados e a performance do negócio, tornando o transporte de carga mais rentável e competitivo, algumas estratégias são essenciais. 

1. Planejamento logístico e análise de demanda 

Sem planejamento fica difícil estabelecer metas, reconhecer pontos fortes e fracos, identificar oportunidades de melhorias e oferecer um serviço que agregue valor ao cliente. Neste contexto, a análise de demandas faz toda a diferença. 

É com base na análise de demandas que a gestão de transporte faz o planejamento logístico e identifica, por exemplo, a necessidade de aumentar a frota ou selecionar fornecedores para períodos de alta movimentação de cargas (como ocorre no varejo, por exemplo, durante a Páscoa, Black Friday, Natal e outras datas comemorativas ou no agronegócio, de acordo com as safras). 

Observar as dinâmicas do mercado, a economia do país e o desempenho de importações e exportações é essencial para que o setor de transporte ofereça o serviço que o cliente necessidade e deseja. O planejamento logístico é o que dá o suporte necessário à cadeia de suprimentos e à tomada de decisões, mantendo a operação lucrativa e o cliente, satisfeito. 

Quem analisa bem as demandas e a sazonalidade do mercado reconhecem com mais facilidade os períodos ideais para a manutenção na frota, para investir na aquisição de novos caminhões, para contratar caminhoneiros especializados em determinado tipo de transporte e outras tantas medidas que vão otimizar as operações. 

Como fazer um bom planejamento logístico na gestão de transporte 

Um bom planejamento traz vantagens aos transportadores. Do contrário, as falhas no planejamento elevam os custos operacionais, levam à perda de clientes e colocam em risco a reputação da empresa. Um bom planejamento envolve: 

  • Conhecimento dos fluxos e dos processos adequados à operação; 
  • Identificação das necessidades de melhoria e investimentos em tecnologia; 
  • Gerenciamento dos riscos no transporte; 
  • Mapeamento de bons fornecedores e prestadores de serviço que deem suporte nos períodos de alta demanda; 
  • Estimativa das frotas adequadas, roteirização e identificação de todos os custos envolvidos no serviço de movimentação de cargas. 

 2. Uso de tecnologias e sistemas avançados 

Não há eficiência logística sem o uso de tecnologias e sistemas avançados de gestão de transporte, roteirização, monitoramento, gerenciamento de riscos e análise de indicadores de desempenho.  

Quem busca eficiência e redução de custos sem comprometer a qualidade das entregas precisa de soluções integradas, modernas e desenvolvidas especialmente para o transporte rodoviário de cargas. 

O Brasil já conta com uma plataforma open logistics que reúne mais de 100 soluções para os principais gaps do setor logístico e da movimentação de mercadorias. Tudo integrado, conectado e centralizado para que os transportadores consigam fazer a gestão de transporte da melhor forma possível, agregando alta tecnologia para melhorar a eficiência, a performance e a competividade. 

3. Colaboração e parcerias estratégicas 

Em um ambiente tão complexo e desafiador quanto o transporte de cargas é difícil ser eficiente sem a colaboração de parceiros estratégicos. 

Isso envolve desde os profissionais contratados pela empresa – que precisam estar capacitados e preparados para serem aliados no sucesso das operações – quanto prestadores de serviço, parceiros comerciais e empresas especializadas no desenvolvimento de soluções logísticas modernas e especializadas. 

O bom relacionamento, a transparência e a comunicação ágil também transformam clientes em parceiros estratégicos, já que, juntos, todos os envolvidos no processo de movimentação de cargas podem avaliar e aprimorar os serviços. A eficiência no transporte passa por medidas como a aproximação e a sinergia entre os stakeholders envolvidos nos processos logísticos. 

Ferramentas de apoio para a gestão de transporte e roteirização 

Existem inúmeras soluções capazes de potencializar a gestão de transporte e otimizar as rotas. Confira algumas: 

Sistema de gerenciamento de transporte (TMS) 

O TMS – ou Transportation Management System – é um software especialista em transporte de cargas, com funções como o planejamento de rotas, otimização de embarques e desembarques, administração das atividades da transportadora, melhoria da visibilidade operacional, cumprimento de obrigações fiscais e administrativas, aumento da flexibilidade operacional e suporte à gestão por meio da geração de relatórios dos indicadores de desempenho. 

Com o TMS é possível integrar as operações, organizar as demandas e compartilhar informações com a equipe e os clientes. 

Sistemas de roteirização 

Os sistemas de roteirização otimizam as viagens e agilizam as entregas, reduzindo os custos e aumentando a eficiência no transporte de carga. O software define o melhor percurso, considerando a segurança no itinerário, os prazos de entrega e as distâncias.  

Com essa ferramenta, as transportadoras organizam e estruturam os processos de embarque e desembarque das cargas, tornando as entregas mais precisas. 

Menos erros na entrega, prazos bem executados e controle dos custos tornam a gestão de transporte mais eficiente e sustentável, melhoram a imagem e a reputação da transportadora e fidelizam os clientes. Ou seja, são aliados para o fechamento de novos negócios. 

Sistemas de rastreamento e monitoramento 

Existem excelentes softwares, aplicativos e hardwares para o rastreamento e monitoramento de cargas. Essas soluções são essenciais para ampliar a visibilidade e a segurança das viagens, localizar a frota e as cargas, monitorar a temperatura – no caso de mercadorias que exigem refrigeração – e prevenir atrasos. 

Com um bom sistema de monitoramento, as transportadoras obtêm informações precisas e em tempo real sobre o andamento da viagem, podem se comunicar melhor com motoristas e clientes e, assim, aumentar a confiabilidade em seus processos.  

Sistemas de gerenciamento de frota 

A frota é o principal ativo das empresas que atuam no transporte de carga. Administrar muitos veículos em viagem ou fazer o planejamento das manutenções preventivas requer um gerenciamento preciso da frota. 

Automatizar esse processo é um ganho em economia de recursos, otimização de processos e agilidade – seja nas entregas ou no repasse de informações ao cliente. 

Um bom software de gerenciamento de frota faz a gestão de manutenções, organização de escalas dos motoristas, acompanhamento de custos com combustível e com peças de reposição, emissão de documentos e geração de relatórios com base nos principais indicadores de desempenho da frota. 

A ferramenta fornece, ainda, um panorama sobre a produtividade de cada motorista, o desempenho dos veículos, o cumprimento de metas etc. 

Sistemas de gerenciamento de riscos 

A gestão de transporte precisa contar com estratégias para reduzir os riscos e, consequentemente, os custos na movimentação de cargas. Antever quaisquer problemas e imprevistos permite a tomada de ações imediatas que reduzem os impactos negativos na operação logística. 

Seja um atraso na entrega ou danos à carga, desvios de rota, má conduta dos motoristas na direção, roubo de mercadorias e paradas inesperadas, o sistema de gerenciamento de riscos no transporte emite alertas e tem como função reduzir ameaças, evitar sinistros e mitigar prejuízos. 

Na movimentação de cargas, a velha máxima de que “prevenir é melhor do que remediar” se aplica com perfeição. Ao investir em soluções de gerenciamento de riscos as transportadoras melhoram sua eficiência porque atuam de maneira preventiva e corretiva.  

Análise anual de roubo de cargas nstech 2022

Ferramentas de análise de dados e Business Intelligence (BI) 

É difícil melhorar uma operação logística sem ter ampla visibilidade e, principalmente, sem organizar os dados e informações operacionais. É nessa hora que as ferramentas de análise de dados e Business Intelligence (BI) se tornam essenciais.  

O BI faz a mineração de dados, organiza as informações, facilita a visualização dos indicadores de desempenho e ajuda a gestão de transporte na tomada consciente de decisões. Atualmente, a visão abrangente de todos os detalhes da organização é indispensável e saber usar os dados disponíveis leva à melhoria contínua. 

As oportunidades existem, mas as empresas precisam enxergá-las. A coleta, organização e uso adequado dos dados de uma operação de transporte são essenciais para identificar os principais gaps, riscos e oportunidades. As ferramentas de análise de dados e BI auxiliam nisso e facilitam o planejamento logístico. 

Simplifique sua gestão de transporte com a nstech 

Fazer o planejamento logístico e a otimização de rotas no transporte de carga parece complexo e difícil, mas não é mais complicado do que encarar os desafios logísticos diários. 

Para aprimorar a gestão de transporte existem soluções integradas. Ao centralizar todos os softwares em uma só plataforma, o setor de transporte simplifica processos na mesma medida que melhora seus resultados. Os ganhos potenciais de uma plataforma integrada compensam todo o investimento.  

A nstech reúne empresas fornecedoras de softwares para o ecossistema logístico em uma plataforma open logistics – uma solução integradora que proporciona aos clientes saltos de qualidade e agilidade nas operações logísticas. 

Vantagens de utilizar uma plataforma open logistics na gestão de transporte 

  • Acesso a centenas de soluções em uma plataforma única e conectada; 
  • Rapidez na troca de informações entre as áreas da empresa e outros stakeholders da cadeia logística (fornecedores, parceiros, clientes etc.); 
  • Aumento no nível do serviço prestado; 
  • Total digitalização e padronização dos processos; 
  • Melhoria da competitividade, produtividade e eficiência; 
  • Operações logísticas enxutas e otimizadas; 
  • Satisfação dos clientes. 

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