Publicações da nstech sobre tecnologia, logística e mobilidade para um futuro melhor

CATEGORIAS

VER TODOS OS POSTS

Cases de Sucesso

VER TODOS

Negócios e Cultura

VER TODOS

Segurança

VER TODOS

Sustentabilidade

VER TODOS

Tecnologia e Inovação

VER TODOS

Todos

VER TODOS

Transporte e Logística

VER TODOS

Torre de Controle: inovações e tendências na logística

Tecnologia e InovaçãoTodos

Escrito por nstech

Operações comerciais dependem de uma logística inteligente e otimizada, sustentada em tecnologia, automação, profissionais qualificados e processos otimizados. Reunir todas as estratégias e decisões em um único lugar é extremamente difícil, a não ser que se invista em uma Torre de Controle. 

Sem integração total, a cadeia de suprimentos tem dificuldades para gerenciar estoques, coordenar embarques e desembarques, selecionar transportadores, ser ágil nas entregas, monitorar as viagens, reduzir a sinistralidade, ter valores de frete competitivos, satisfazer as exigências do cliente e se manter competitivo.  

Assim como uma Torre de Controle em um aeroporto gerencia o tráfego aéreo para garantir que as aeronaves aterrissem e decolem de maneira segura e eficiente, a Torre de Controle logística desempenha papel semelhante no monitoramento e na gestão das operações de embarcadores e operadores logísticos. 

Se sua empresa deseja visibilidade total, coordenação eficiente, dados para tomada rápida de decisão, otimização de recursos, gestão de riscos e adesão às novas tendências da logística – como a Logística Colaborativa, Logística Verde e Logística Autônoma -, neste artigo a gente explica por que a Torre de Controle é a sua melhor aliada. 

Tendências emergentes na logística 

O mercado se transforma constantemente, os clientes fazem novas exigências, as tecnologias alteram as relações – inclusive as comerciais – e, por isso, é crucial dar atenção às tendências logísticas. 

Atualmente, as práticas ambientalmente responsáveis, a colaboração entre os elos da cadeia de supply chain, a automação e a autonomia estão em alta. E, com certeza, quem já utiliza a Torre de Controle tem muito mais facilidade para se ajustar a essas tendências. 

1. Logística Verde 

A Logística Verde, também conhecida como Logística Sustentável, envolve a aplicação de práticas ambientalmente amigáveis e socialmente responsáveis nas operações logísticas.  

Adotar medidas sustentáveis na logística não contribui apenas para a preservação do meio ambiente, mas traz benefícios econômicos e melhorias na reputação da empresa.  

A Logística Verde leva em consideração, por exemplo, a otimização de rotas, a redução das emissões de carbono e a escolha de modais de transporte sustentáveis. A consolidação de cargas e a gestão eficiente da frota também são atributos dessa “nova” logística. 

Diminuir os níveis de estoque é outra solução alinhada à Logística Verde, já que evita o desperdício. No rol de boas práticas da cadeia de suprimentos “sustentável” estão ainda o uso de embalagens eco-friendly, recicláveis e biodegradáveis e gestão de resíduos.  

Outras práticas da Logística Verde 

  • Implementação de sistemas de informação e tecnologias de rastreamento e gestão de transporte. 
  • Parcerias com fornecedores, transportadores e parceiros logísticos que compartilhem o compromisso com a sustentabilidade e invistam em práticas responsáveis. 
  • Conscientização dos colaboradores sobre a importância da Logística Verde e treinamentos sobre gestão de resíduos, eficiência energética e direção defensiva. 
  • Investimentos em inovação e tecnologias limpas. 
  • Ajuste do discurso de preservação ambiental à prática diária em toda a cadeia de suprimentos. 
  • Avaliações regulares do impacto ambiental das operações logísticas. 

Leia mais em Logística Verde: vantagens econômicas e ecológicas.  

2. Logística Autônoma 

Você imagina a possibilidade de gerenciar uma operação comercial e logística sem automação, autonomia e integração dos processos? Difícil acreditar que a cadeia de suprimentos conquiste eficiência operacional com atividades manuais, não é mesmo?! 

É aqui que entra a Logística Autônoma, também conhecida como Logística Automatizada. O modelo é sustentado pelo uso de tecnologias autônomas e de inteligência artificial.  

Automatizar os processos logísticos melhora a eficiência operacional em várias áreas:  

Otimização de rotas 

Sistemas autônomos podem analisar dados em tempo real, como tráfego e condições meteorológicas, para otimizar rotas de entrega. Isso reduz o tempo de viagem, os custos e as emissões de carbono. 

Condução autônoma de veículos 

A automação de veículos é uma tendência para tornar o transporte mais eficiente e seguro. Esses veículos podem operar 24 horas por dia, sete dias por semana, sem a necessidade de paradas para descanso, resultando em entregas mais rápidas e consistentes. 

Armazenamento autônomo 

Sistemas autônomos de armazenamento, como robôs de picking e AGVs (veículos autônomos guiados), agilizam as operações de armazém. Além de tornar a movimentação mais eficiente, essa tecnologia realiza tarefas como a coleta de produtos e a reposição de estoques sem a necessidade de intervenção humana constante. 

Rastreamento e monitoramento em tempo real 

Sensores e tecnologias autônomas permitem o rastreamento de mercadorias ao longo de toda a cadeia de suprimentos. Isso proporciona visibilidade em tempo real e a gestão eficaz dos estoques, além de possibilitar respostas rápidas a eventos imprevistos. 

Gestão de frota autônoma 

A gestão autônoma de frotas faz a coordenação eficiente de veículos e de ativos, otimizando a alocação de recursos. Isso inclui a programação automática de manutenções preventivas e a identificação rápida de problemas operacionais. 

Tomada de decisões baseada em dados 

Sistemas autônomos podem analisar grandes conjuntos de dados e tomar decisões precisas. Isso é particularmente útil para prever demanda, otimizar níveis de estoque e ajustar estratégias de roteamento com base em eventos em tempo real. 

Redução de erros humanos 

A automação reduz a dependência de intervenção humana em processos logísticos e minimiza erros operacionais. Isso é crucial para a precisão nas operações, especialmente em tarefas repetitivas e que exigem alta precisão. 

Eficiência energética 

Sistemas autônomos podem ser programados para otimizar o consumo de energia, por exemplo, escolhendo rotas mais eficientes em termos de consumo de combustível ou controlando o uso de energia em instalações de armazenamento automatizadas. 

Resiliência operacional 

A logística autônoma pode contribuir para a resiliência operacional, uma vez que sistemas automatizados se adaptam rapidamente a mudanças nas condições operacionais, como variações na demanda ou interrupções inesperadas. 

Torre de Controle – Guia completo de tudo o que você precisa saber para aumentar a eficiência e reduzir custos logísticos

3. Logística Colaborativa 

A cooperação na logística desempenha papel fundamental na cadeia de suprimentos. Além de auxiliar na redução de custos, a Logística Colaborativa otimiza o compartilhamento de recursos, com armazéns e frotas. 

A cooperação também evita redundâncias, otimiza processos e ajuda na solução de desafios comuns às empresas de um mesmo segmento. Da mesma forma, facilita o compartilhamento de informações em tempo real, a visibilidade e a coordenação entre parceiros da cadeia de suprimentos.  

Os resultados vão de estoques reduzidos e menores custos de armazenagem até ganhos em agilidade no atendimento às demandas do mercado e melhoria da qualidade do serviço. 

Em resumo, a Logística Colaborativa fortalece a resiliência dos elos da cadeia de supply chain, reduz desperdícios e custos, melhora a rastreabilidade, evita o transporte ineficiente e ocioso, evita processos operacionais redundantes e melhora a produtividade. 

Integração das tendências na Torre de Controle logística 

A Torre de Controle é uma facilitadora na hora de integrar as operações às novas tendências, tecnologias e inovações logísticas. Saiba como fazer isso: 

Adoção da Logística Verde 

Incorporar os conceitos da Logística Verde à rotina da cadeia de suprimentos é mais fácil quando se utiliza a Torre de Controle. As Torres de Controle utilizam tecnologias avançadas para otimizar rotas de transporte e selecionar modais mais sustentáveis, contribuindo para a redução das emissões de carbono. 

Através da integração de dados em tempo real sobre a frota de veículos, as Torres de Controle tornam o uso de veículos mais eficiente em termos de combustível e ajudam a coordenar manutenções preventivas. 

Outras vantagens de quem utiliza Torres de Controle a favor da Logística Verde: 

  • Redução de desperdícios na cadeia de suprimentos, seja no transporte, armazenamento ou processos de produção.  
  • Monitoramento de emissões e pegada de carbono por meio da sistemas que fornecemm dados essenciais para implementar estratégias e atingir metas de sustentabilidade. 
  • Uso de tecnologias verdes coordenadas e monitoradas pelas Torres de Controle. 
  • Colaboração entre os diferentes parceiros da cadeia de suprimentos, incentivando a adoção de práticas sustentáveis em conjunto.  
  • Gestão de resíduos e coordenação de práticas sustentáveis de descarte e reciclagem comuns a todos os parceiros da cadeia de suprimentos. 
  • Implementação de métricas e indicadores de desempenho sustentável que ajudam as empresas a identificarem oportunidades de melhoria das metas ambientais. 

 

Logística Autônoma 

As Torres de Controle fazem a integração das tecnologias de automação, o que coloca os usuários um passo à frente na hora de aderir à Logística Autônoma.  

A automação de tarefas repetitivas, a otimização das rotas e a centralização dos processos nas Torres de Controle são estratégicos para a redução dos custos operacionais. Por isso, quem usa sistemas autônomos consegue executar tarefas com alta precisão e consistência. Quem usa Torres de Controle, também! 

O resultado da Logística Autônoma é a queda na incidência de erro humanos, menos discrepâncias nos processos, melhoria na qualidade do serviço e redução das horas dedicadas ao retrabalho. 

Com inteligência artificial, algoritmos avançados e sistemas autônomos integrados nas Torres de Controle, operadores logísticos e embarcadores ficam aptos às constantes mudanças nas condições operacionais (como novas rotas de transporte e variações nos padrões de estoque), gestão de inventário, segurança nas operações e rastreabilidade. 

Muitos sistemas autônomos operam continuamente, proporcionando atividades ininterruptas 24 horas por dia, sete dias por semana e, assim, garantem o atendimento a demandas flutuantes e prazos apertados. 

O papel da colaboração 

A Logística Colaborativa tem influência direta na eficiência das Torres de Controle e vice-versa. Ao investir em uma Torre de Controle, as empresas adeptas da Logística Colaborativa melhoram a integração e a coordenação entre os diferentes parceiros da cadeia de supply chain. 

A colaboração efetiva – que tem como princípio o compartilhamento de informações, recursos e tecnologias – aumenta a visibilidade da cadeia de suprimentos, facilita a comunicação e melhora a eficiência operacional.  

Essa visibilidade abrangente permite que a Torre de Controle tome decisões informadas e proativas. Além disso, a Torre de Controle pode coordenar a produção, o transporte e o armazenamento de maneira integrada. 

Outro pilar da Logística Colaborativa é a otimização de ativos, como armazéns, frotas e instalações de produção. Essa estratégia leva à redução de custos e evita redundâncias nas operações. 

A colaboração e a integração de sistemas e de processos via Torre de Controle também permite uma resposta ágil às mudanças nas condições do mercado, flutuações na demanda, atrasos no fornecimento ou outros eventos inesperados. 

Na otimização de rotas e no compartilhamento da capacidade de transporte, essa dupla (Torre de Controle + Logística Colaborativa) ajuda a melhorar a performance geral, reduzir prazos e manter clientes satisfeitos. 

A gestão de riscos compartilhada é outra vantagem. Ao integrar as práticas da Logística Colaborativa, a Torre de Controle aprimora sua capacidade de coordenar operações e melhorar a segurança. 

Explore a Torre de Controle e otimize a sua operação logística 

A Torre de Controle é capaz de: 

  • aumentar a visibilidade nas operações da cadeia de suprimentos, 
  • facilitar o acesso a informações em tempo real, 
  • centralizar processos, 
  • reduzir custos, 
  • aumentar a segurança dos dados, das pessoas e do meio ambiente, 
  • centralizar processos, 
  • elevar a performance operacional, 
  • manter a operação totalmente alinhada aos conceitos da Logística Verde, Logística Autônoma e Logística Colaborativa. 

Para explorar ao máximo o potencial dessa solução completa de gestão logística, a melhor alternativa é buscar a consultoria de quem entende de Torres de Controle e tendências logísticas. 

Acesse o ebook Torre de Controle e tenha um guia completo de tudo o que é necessário saber para aumentar a eficiência e reduzir os custos logísticos. 

Como se adequar às tendências logísticas e inovações? 

As operações de supply chain são complexas e a concorrência acirrada requer que as empresas estejam atentas às tendências emergentes – como a Logística Verde, Logística Autônoma ou Logística Colaborativa – e não tenham medo de ousar. 

Investir em Torres de Controle com uso de alta tecnologia faz toda a diferença no dia a dia de embarcadores, operadores logísticos, transportadores e, é claro, dos clientes. 

Se você deseja estar entre os líderes, superar os desafios e explorar ao máximo as oportunidades que o futuro reserva na cadeia de supply chain, que tal conhecer a mais completa plataforma open logistics do mundo? 

Desenvolvida pela nstech, a plataforma conta com centenas de soluções logística integradas e disponíveis em um único lugar. A Torre de Controle é uma delas! Acesse o site e saiba mais: nstech.com.br. 

A eficiência que sua operação precisa

Conheça centenas de soluções que garantem eficiência, rentabilidade, segurança e sustentabilidade.