Publicações da nstech sobre tecnologia, logística e mobilidade para um futuro melhor

CATEGORIAS

VER TODOS OS POSTS

Cases de Sucesso

VER TODOS

Negócios e Cultura

VER TODOS

Segurança

VER TODOS

Sustentabilidade

VER TODOS

Tecnologia e Inovação

VER TODOS

Todos

VER TODOS

Transporte e Logística

VER TODOS

TMS: conheça 5 benefícios da automação logística para embarcadores

Tecnologia e InovaçãoTodos

Escrito por nstech

tms-conheca-5-beneficios-da-automacao-logistica-para-embarcadores

O TMS (do inglês Transport Management System ou, em português, Sistema de Gerenciamento de Transporte) é um software que vem transformando as operações de movimentação de carga. 

A partir da ampla automação logística, as empresas que utilizam o TMS têm benefícios como redução de erros logísticos e retrabalhos, melhoria no gerenciamento dos processos necessários ao transporte e à gestão da cadeia de suprimentos, aumento da eficiência operacional, otimização das rotas, visibilidade em tempo real e diminuição dos custos. 

Com o TMS, embarcadores tornam o processo logístico mais ágil e eficiente, da coleta à entrega. Mas, com tantas vantagens, por que mais de 20% das empresas do setor logístico não usam nenhuma solução TMS na gestão de transporte e mais de 40% dos embarcadores preferem planilhas de excel para a contratação de frete? 

Investir em um software de gerenciamento de transporte e fazer a integração de sistemas logísticos não é apenas uma questão de escolha. Em um mundo com transformações digitais velozes, as soluções de TMS para automação logística são indispensáveis. Confira as vantagens neste artigo. 

TMS e a relevância da automação logística para os embarcadores 

A automação logística se baseia no uso de softwares e de outras tecnologias para agilizar as tarefas do dia a dia e reduzir o tempo que os embarcadores gastam em processos de contratação e gestão de fretes, embarque da carga, roteirização das viagens e visibilidade das entregas. 

O objetivo da automação é reduzir ao máximo a necessidade de intervenção humana em atividades rotineiras e burocráticas. O TMS diminui os erros no processo logístico e a necessidade de correções e retrabalhos.  

O software de gerenciamento de transportes reduz os controles manuais e a dupla checagem da documentação, melhora a qualidade, a eficiência e o fluxo das operações logísticas, aumentando o índice de entregas feitas no prazo.  

O resultado da automação logística com o uso do TMS é, naturalmente, a melhoria nos índices de satisfação do cliente e a garantia de competitividade. Ao automatizar as operações logísticas, os embarcadores revolucionam seu modo de trabalho, ganham em tempo e provam que estão em dia com as tendências mais inovadoras do setor. 

Onde a automação logística é mais eficiente? 

Diversas etapas da movimentação de cargas são beneficiadas com a automação logística. As soluções TMS modernizam as atividades em diferentes etapas. A integração com outros sistemas, como o WMS (gestão de armazéns) e o ERP (sistema de gestão e comunicação entre diferentes áreas da empresa), por exemplo, melhora ainda mais os resultados. 

O TMS ajuda nas fases de: 

  • Armazenagem 

Controle de entradas, gestão de estoque, conferência de itens e expedição. 

  • Movimentação 

Organização de lotes de produtos, embalagem, fluxos de embarque. 

  • Transporte 

Controle de rotas, contratação de transportadoras, rastreamento de cargas, cumprimento dos prazos de entrega. 

Benefícios além da automação logística 

A implementação de um TMS vai além da automatização básica e da otimização dos processos. Uma das grandes vantagens é a redução de erros logísticos e os ganhos em credibilidade e confiabilidade. 

Os custos logísticos são altos no Brasil e os embarcadores precisam investir em estratégias para aumentar a eficiência logística e desonerar a gestão de transportes. A automação não só consegue melhorar esses aspectos como possibilita o aumento da produção e o volume de entregas sem elevar as despesas.  

Primeiro, porque o TMS integra e automatiza diversas atividades, reduzindo a necessidade de intervenção humana. Naturalmente, diminui o tempo e os recursos empregados na solução de erros ou em retrabalhos. 

Depois, porque o TMS organiza o fluxo operacional, define rotas melhores para cada entrega e cria um ciclo logístico menor e mais barato. A eficiência, a produtividade e a confiabilidade nos processos de embarque e entrega se tornam reflexo dos investimentos em soluções de TMS. 

Confira as principais vantagens do TMS: 

1. Otimização de rotas: menos tempo, menos custos 

Um dos principais benefícios do TMS é a otimização das rotas. Quanto mais precisa e inteligente for a roteirização, menos perdas e avarias à carga ou atrasos na entrega a operação terá. 

As falhas na entrega minam a confiança do cliente, levam à insatisfação e à perda de oportunidades de negócio. A qualidade da entrega está diretamente ligada à imagem da empresa do mercado e à reputação da marca. 

Com soluções de TMS fica mais fácil identificar as rotas seguras, rápidas e econômicas, levando-se em conta a economia de combustível, pneus e manutenção. A relação entre os custos e tempo gasto na viagem e nas entregas tem tudo a ver com a otimização das rotas. 

Algoritmos inteligentes 

Não há limites para a inovação e as operações logísticas são beneficiadas por sistemas com algoritmos inteligentes. Os algoritmos não só recomendam caminhos pelo Waze ou indicam distância, tempo e preço das viagens por aplicativos de transporte como são determinantes para recomendar o melhor roteiro no transporte de cargas. 

Com sistemas que utilizam algoritmos inteligentes é possível reduzir os custos operacionais e ser pontual nas entregas.  

Ajuda na roteirização 

As soluções de TMS contribuem para a otimização das rotas de transporte porque: 

  • apontam os melhores trajetos na relação custo X benefício, levando em conta a distância e a segurança do trecho; 
  • podem ser integradas ao WMS, agilizando a separação dos pedidos de acordo com a programação de carregamento e entrega; 
  • ajudam na distribuição, identificando depósitos ou armazéns próximos e otimizando as entregas; 
  • faz a gestão do transporte e do tempo de entrega por cliente; 
  • facilita e agiliza a tomada de decisões em casos de sinistros, falhas mecânicas, avarias à carga, congestionamentos, acidentes etc. 

2. Visibilidade em tempo real: tomada de decisões informadas 

O TMS torna a operação logística mais visível e reúne informações e dados em tempo real, facilitando o gerenciamento do transporte. Essa visibilidade é essencial para embarcadores porque permite a tomada de decisões consciente e a resposta a eventos imprevistos. 

A automação logística obtida pela cadeia de suprimentos com as soluções de TMS e a integração com outros sistemas logísticos aumenta a confiabilidade no processo. Ao obter dados sobre o desempenho da operação, os gestores controlam melhor a produtividade da frota, a qualidade do serviço e a eficiência na roteirização. 

Sem a visibilidade oferecida por um TMS, os gestores têm dificuldades para identificar oportunidades de melhoria e estimular a inovação nos processos logísticos. 

Ou seja, com ampla visibilidade e automação logística, embarcadores podem planejar, executar e otimizar a movimentação das cargas desde a saída da mercadoria do estoque até a chegada ao destino. 

Quem deseja fazer uma gestão à vista, estimar todos os custos da gestão de transporte, fazer viagens por rotas seguras e se destacar no mercado precisa de um bom software de gerenciamento de transporte, como o TMS. 

3. Redução de custos operacionais: eficiência em foco 

É claro que os custos operacionais têm grande impacto na logística, mas os embarcadores conseguem uma redução significativa com a automação e a implantação de um sistema TMS. A eliminação de trabalhos manuais e de erros operacionais resultam na redução de custos.  

Além disso, a gestão automatizada dos transportes e o uso de algoritmos inteligentes para a roteirização melhoram a produtividade e a eficiência, controlando a escalada dos custos. 

Com visibilidade aos dados em tempo real, consolidação de cargas, carregamento otimizado dos veículos, contratação de transportadores e gestão de preços do frete é natural que a redução de custos seja uma consequência. 

Sem dúvidas, as soluções de TMS representam uma das principais vantagens para os embarcadores. 

4. Integração de sistemas logísticos: fluxos de trabalho sincronizados 

A integração de sistemas logísticos é um dos pilares do TMS. Com ela, os fluxos de trabalho são sincronizados e simplificados. A redução da complexidade operacional também é resultado das soluções de TMS. 

Com sistemas integrados, embarcadores fazem a automatização da logística de ponta a ponta. A comunicação, o acesso aos dados em tempo real e a interface entre as diferentes áreas e stakeholders da cadeia de suprimentos facilitam a gestão logística. 

Ainda que a integração não seja uma novidade, muitas empresas falham nisso. A informatização e o uso de diferentes softwares que não “conversam” nada tem a ver com integração logística.  

Para evitar que arquivos tenham de ser enviados por e-mail, baixados, impressos e arquivados, ou que informações precisem ser redigitadas, todo o investimento na integração de sistemas vale a pena. 

5. Atendimento ao cliente aprimorado: precisão e transparência 

Os clientes estão cada vez mais exigentes, conectados e atentos às tecnologias. Por isso, raramente aceitam fazer compras sem que tenham informações sobre o status da entrega.  

As expectativas dos clientes precisam ser atendidas. E, para melhorar o nível de satisfação, é preciso que embarcadores informem, por exemplo, se a carga já saiu do centro de distribuição, onde está a mercadoria e quando ela será entregue. 

O TMS é aliado nesse sentido. A transformação logística proporcionada pelo TMS reflete diretamente na qualidade do atendimento e melhora a confiança e a experiência dos clientes.  

Pesquisas sobre o comportamento do consumidor revelam que mais de 60% dos clientes já deixaram de adquirir um produto por causa da insatisfação com os serviços de atendimento, da falta de informação sobre as entregas ou de falhas no cumprimento de prazos. 

O TMS fornece detalhes sobre o status das entregas. Desta forma, embarcadores e clientes conseguem saber quando a mercadoria será entregue e refazer o planejamento em caso de imprevistos no meio do trajeto. Visibilidade e transparência são qualidades que os clientes não costumam abrir mão. 

TMS é uma transformação digital completa na logpística

Neste post, vimos a importância e as vantagens de um TMS no gerenciamento do transporte e da logística. Mais do que centralizar as informações e integrar as áreas, a solução facilita o controle, a gestão e a tomada de decisões. 

Toda a gestão dos processos relativos ao transporte de cargas pode ser feita com as soluções de TMS, um software capaz de simplificar e tornar o gerenciamento do transporte muito mais preciso e eficiente. 

Além da automação logística completa, o TMS reduz erros, evita retrabalho, diminui os custos e amplia a visibilidade operacional. Ou seja, é uma transformação digital completa que impulsiona a excelência em operações logísticas, otimiza as entregas e aumenta a satisfação dos clientes.  

O resultado? Competitividade garantida, melhoria da produtividade e crescimento nos lucros.  

Se é isso o que sua empresa precisa, conheça as soluções de TMS oferecidas pela nstech – a mais completa plataforma open logistics do mundo. 

 

Fale com um consultor especialista em softwares de gerenciamento de transporte e automatize sua operação logística. 

A eficiência que sua operação precisa

Conheça centenas de soluções que garantem eficiência, rentabilidade, segurança e sustentabilidade.