Motz emite documentação de transportes em no máximo 5 minutos com solução da KMM
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Publicações da nstech sobre tecnologia, logística e mobilidade para um futuro melhor
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Escrito por nstech
Encerrando o ano de 2022, a nstech anunciou a conquista do selo “ESG Seal Sustainable Business”. Concedido pela QMS Certification, o registro visa reconhecer companhias que oferecem benefícios sociais e ambientais e atuam efetivamente na construção de um sistema econômico mais inclusivo, equitativo e regenerativo para as pessoas e para o planeta.
A certificação foi concedida em referência às soluções de tecnologia focadas em logística e mobilidade para o transporte de carga e passageiros e tem validade até dezembro de 2023. Ao todo, foram avaliados mais de 400 quesitos relacionados às atividades da nstech.
Segundo o Chief Human Resources Officer da companhia, Thiago Cardoso, o selo veio após uma análise criteriosa em relação aos três pilares de ESG. “Em Governança, tivemos uma nota bem alta por termos todo o estatuto social, um comitê consultivo e a governança formalizada, todas as cláusulas em padrão a nível de qualquer companhia aberta e um forte comprometimento no combate à corrupção. Em Ambiental, foram avaliadas a nossa política de sustentabilidade e os treinamentos para conscientização dos funcionários.”
Já em relação ao Social, o executivo destacou a participação no “Mãos Certas”, ONG do setor que combate a exploração sexual infantil nas estradas. “Também foi avaliado se nós efetivamente fazemos pesquisa salarial para pagar salários dignos e que condizem com o mercado, bem como as condições de trabalho que oferecemos e se nossas relações de trabalho são genuinamente formalizadas.”
Cardoso ressaltou que, para a nstech, a agenda ESG é de extrema importância, uma vez que atender a esses requisitos vai ao encontro da proposta da companhia. “De um certo modo, nós nascemos para melhorar o mundo por meio da logística. Quando implementamos um software, por exemplo, já estamos contribuindo com uma melhoria. Em um caso em que um cliente diminua a quantidade de quilômetros rodados, também se diminui o consumo de diesel e, consequentemente, a quantidade de gases poluentes na atmosfera.”
É nesse sentido que, de acordo com ele, o próprio produto da nstech é ESG e a certificação da QMS é um marco de que a companhia está, de fato, comprometida com essa agenda a nível global. “Em uma cadeia que tem problemas relacionados à poluição e à segurança, nossas soluções, só por existirem, já contribuem [com a agenda ESG]. Em um cenário em que, somente considerando estradas federais, cerca de 1 mil pessoas morrem vitimas de acidentes por ano, o nosso software de prevenção de acidentes contribui para o combate desse número. Também temos software com foco na prevenção de roubo de cargas. Ou seja, nós somos um ESG nativo.”
Para o próximo ano, Thiago Cardoso declarou que o plano da nstech é dividir a agenda ESG em duas frentes. A primeira, com foco no compromisso com o cliente. “Nós somos um enable para ajudar a nossa cadeia a ser mais sustentável, comprometida com as boas práticas e causadora de impacto social relevante. Por exemplo, nós já temos um módulo no KMM, um dos nossos produtos, em que conseguimos ver qual é a pegada de carbono de um frete específico. Com uma parceria com a Carbonex, nós conseguimos ajudar nosso cliente a compensar essa emissão rumo ao Net Zero. Além de, claro, focar em prevenção de acidentes e combater roubos de carga.”
A segunda frente é considerando o ambiente interno da nstech. “Queremos compartilhar essas metas e ideais com todas as empresas do grupo não só em relação aos serviços oferecidos, e sim pensando também nas nossas próprias práticas. Afinal, a nossa empresa é feita por pessoas. Então, se queremos ser ESG, precisamos investir muito nessas pessoas”, enfatizou Cardoso.
Para ele, apesar de ainda haver espaço para evolução, a agenda ESG tem avançado muito rápido no setor de logística. “Cada vez mais, as empresas encontram por parte do consumidor um apelo muito grande por sustentabilidade. E não adianta somente a sua empresa ser ESG, pois isso precisa se refletir na cadeia toda. Então, os embarcadores têm exigido que as transportadoras se adequem. […] Se o cliente está “puxando”, isso move a cadeia. Não há outro caminho.
Publicação original aqui.
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