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O que a NRF 2024 tem a nos ensinar: seleção nstech das principais tendências e insights do maior evento de varejo do mundo

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Escrito por nstech

NRF 2024

Espíritos inovadores se inspiram em quem pensa grande, abre caminhos e se mantém à frente do seu tempo. É por isso que a nstech – a mais completa plataforma open logistics do mundo – marcou presença na NRF Retail’s Big Show 2024, o maior evento de varejo do mundo.

Estar entre gigantes é surpreendente porque garante a volta para casa com valiosos insights. Esses aprendizados podem revolucionar o futuro, estimular a inovação e fomentar a tão necessária transformação na logística – um setor complexo e desafiador por natureza.

Com 40 mil participantes de todo o mundo – entre os quais 2,5 mil brasileiros, a maior delegação estrangeira – seria praticamente impossível que o encontro organizado pela National Retail Federation (NRF) não proporcionasse as condições ideais para uma análise apurada sobre os rumos do varejo e da logística.

Nós fomos… e voltamos com muita coisa boa para compartilhar!

O que a NRF 2024 ensinou?

A NRF 2024 abriu uma janela com vistas para o futuro do mercado de tecnologia voltado à logística. Muito além de discutir o varejo, o evento realizado em Nova York se consolidou como um grande influenciador da cadeia end to end de suprimentos – da produção à entrega.

Por lá, testemunhamos tendências que estão transformando radicalmente a forma como os negócios são conduzidos: revolução das vendas digitais, marcas que criam conexões diretas com os consumidores, investimentos em uma logística mais flexível e novas abordagens para o consumo.

  • Lojas sendo utilizadas como estoque avançado?
  • Desafios na logística reversa de itens devolvidos?
  • Unificação entre mundo físico e digital?

Esses e outros dilemas do varejo e da logística, assim como os caminhos que levam à complexa aplicação das soluções, foram assuntos amplamente discutidos.

O mercado brasileiro está pronto para inovações?

A NRF Retail’s Big Show 2024 não se restringiu ao varejo. Mais do que isso, foi um farol capaz de iluminar uma era na qual todas as partes da indústria estão profundamente conectadas.

Conforme o mercado brasileiro se ajusta a essas mudanças, as oportunidades para o franco crescimento e a inovação se tornam cada vez mais evidentes. A estrada a ser percorrida está aberta e nós, da nstech, adeptos da colaboração e do compartilhamento de informações, listamos os principais insights e tendências apresentados na NRF 2024.

Seis tendências apontadas na NRF 2024

1 – Experience Retail

O varejo nunca foi tão heterogêneo e, diante da avalanche de mudanças, só quem tem a capacidade de compreendê-las e de aprender com elas é que consegue aproveitar as novidades e obter bons resultados.

Para quem não segue as tendências, restam resultados ruins e até o encerramento das operações. Há, por isso, uma necessidade de os CEOs entenderem cada vez mais de tecnologia e de assumirem o protagonismo estratégico na diversificação de canais.

2 – AI-driven

Percebemos a necessidade de fortalecimento das aplicações para o dia a dia, como copilot dos negócios do varejo: precipitação, crédito, cobrança, sortimento, expansão, alocação de equipes, compras, estoque, promoções, mídia e atendimento ao cliente.

Esse contexto se dá pela evolução da quantidade e da capacidade de armazenamento de dados, capacitação de armazenamento na nuvem e conectividade com 5G – tudo isso orquestrado pela computação baseada em dados.

3 – Automação do varejo

A automação do varejo representa a junção de tecnologias em prol da profundidade e das explicações de aplicações como AI bots, robôs, visão computacional e drones. Isso leva a aplicações em rotinas de picking, armazenagem, fluxo de reposição/planograma, delivery e segurança.

4 – Retail media

No mercado asiático há uma transformação que vai além do live commerce e do live streaming. Há uma mudança no conceito da jornada de compra, saindo de Necessidade > Busca > Compra para Interesse > Necessidade > Compra.

Atrair, reter e engajar passa a ser prioridade para o relacionamento com os clientes, ditando, inclusive, as estratégias de conteúdo. O pilar dessa nova forma de se relacionar com o mercado é a base de dados dos clientes, que oferece uma excelente oportunidade de direcionamento do conteúdo.

Um exemplo é a evolução do Retail Media. O Tik Tok já conta com 100 milhões de usuários, que ficam, em média, 80 minutos por dia na plataforma.

5 – Loja como logística

As lojas como hub são uma verdadeira oportunidade para captura de dados, reconhecimento do comportamento de clientes e geração de estratégias. A loja no

centro possui em órbita oportunidades de hub logístico, experiência omnicanal, hub de serviços, mídia e aquisição para ativação dos clientes.

Segundo a Adyen, 67% dos consumidores querem experiências mais gratificantes. É preciso gerar relevância, replicabilidade, consistência e viabilidade econômica. Quando a operação se baseia no conceito de store as a hub, as lojas passam a operar como mini fullfilmemt.

6 – Nova liderança 360o

É cada vez mais urgente criar uma agenda que desafie a liderança sobre todas as mudanças no varejo, com aplicações que gerem valor, aumentem receita e melhorem o caixa.

Principais highlights: o que os gigantes da tecnologia podem ensinar

A NRF 2024 reuniu gigantes da tecnologia, muitos deles com teses de consolidação de startups especializadas em determinados nichos e que acabaram se tornando produtos do portfólio dessas bigtechs.

O Google, por exemplo, apresentou a AI generativa para o relacionamento com o cliente. Destaque ainda para o novo Duet AI, um copilot para aumentar a produtividade das atividades de backoffice.

Um famoso case foi a parceria da Walmart com a empresa Wing para a entrega de produtos com a utilização de drones. Mas isso não é tudo! Muitas outras soluções de tecnologia apresentadas na feira NRF 2024 se destacaram.

Veja em quem se inspirar:

Amazon

Com forte viés na tecnologia, integra muito dos seus atuais serviços – desde as soluções de entrega para e-commerce e os carrinhos de compra com automação de checkout até um conjunto de soluções de produtos específicos de outras startups de nicho adquiridas pela Amazon.

Microsoft

Mostra sua força com soluções de automação de picking para aplicações em e-commerce através da Robotics. Destaque para a redução de custo desse tipo de tecnologia: por US$ 9 mil é possível adquirir um sistema para 500 SKU.

SAP

Entre as novas soluções nichadas, a SAP apresentou – por meio da MentionMe – uma solução que resolve o problema de trackeamento dos resultados de mídia do investidor em marketing de influência, possibilitando a obtenção do resultado do engajamento medido.

Walmart

Gigante americano de varejo, o Walmart faz sua estreia como empresa de tecnologia e, no mundo do SaaS, passa a distribuir sua plataforma proprietária conhecida como GoLocal. A plataforma oferece soluções para que pequenos varejistas possam ofertar a compra online e a retirada nas lojas.

VTEX

Orgulho nacional presente na NRF 2024, a VTEX – listada na Nasdaq – visa seu crescimento no mercado norte-americano. A empresa liderada por Mariano Gomide apresentou forte posicionamento na feira como um dos principais players para soluções de e-commerce.

Além de um belíssimo estande central, a companhia fez um evento exclusivo no Glasshouse com a presença do ícone do basquete Magic Johnson.

Para que serve a visão computacional?

A NRF 2024 foi uma oportunidade excelente para a observação das mais variadas aplicações de tecnologia. A mais popular delas foi o uso da visão computacional como ferramenta para a solução de problemas práticos do dia a dia do varejo.

A Amazon foi um dos destaques com o conceito Amazon Go. Atualmente chamada de walk store, aplica a visão computacional na gestão de produtos em exposição.

O carrinho de mercado automático é outra evolução. Com uma solução externa é capaz de fazer a contagem dos produtos usando imagem learning.

O resultado? Uma experiência personalizada, já que permite saber, por exemplo, por quais corredores o cliente passa e por quanto tempo fica na loja.

A visão computacional também tem sido amplamente utilizada no checkout pela empresa Lines. Já a Cisco faz a análise dos clientes nas lojas com visão computacional para reconhecimento de gênero, idade e outras informações de perfil do usuário.

Nessa mesma linha de análise comportamental, a Adyen mostrou uma solução para experiência personalizada de data-set para os clientes, dando insights pontuais e especializados durante sua navegação.

Robótica e jogos a serviço do varejo

No segmento food service, a robótica ganha destaque, principalmente, pelo uso de braços mecânicos robotizados na organização de produtos e na realização de atividades repetitivas.

Mas não é só isso. Já existem máquinas que preparam hambúrgueres de forma automática e braços robotizados que fritam batatas.

Os jogos também entram no rol de aplicações úteis ao varejo, como é o caso do Pokemon Go. A Svarmoni, por sua vez, traz a XR Experience Reality, uma evolução da realidade aumentada. Já a Planalytics faz a gestão de demanda através da previsão do tempo.

NRF 2024 deixa seu legado

A NRF é reconhecida por apontar tendências e as novidades apresentadas nesta edição continuam gerando discussões e debates. Mesmo após o encerramento do evento, os temas continuaram sendo profundamente explorados pelos principais executivos do Brasil.

Em um dia de imersão no Havard Club New York, lideranças globais da Amazon e da Microsoft – como Claire Peters, VP Wordwide Amazon; Irada Sadykhova, Senior Director Microsof; Mariano Gomide, CEO VTEX e Fernando Yunes, CEO Mercado Livre Brasil – fizeram o alinhamento de tudo o que a NRF 2024 ensinou.

nstech e o futuro da logística

Se você acredita que a tecnologia e a inovação são os melhores recursos para a evolução do varejo e da logística, nós podemos ser seus aliados. Somos a mais completa plataforma open logistics do mundo e temos as ferramentas que você precisa. Acesse as soluções da nstech e conheça a centena de soluções integradas que temos a oferecer.

Por Caio Reina, diretor executivo de Last-Mile da nstech, e Marcel Melo, diretor de operações de Last-Mile da nstech

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