Publicações da nstech sobre tecnologia, logística e mobilidade para um futuro melhor

CATEGORIAS

VER TODOS OS POSTS

Cases de Sucesso

VER TODOS

Negócios e Cultura

VER TODOS

Segurança

VER TODOS

Sustentabilidade

VER TODOS

Tecnologia e Inovação

VER TODOS

Todos

VER TODOS

Transporte e Logística

VER TODOS

YMS: vantagens e funcionalidades da tecnologia na logística de grãos e fertilizantes

Tecnologia e InovaçãoTodos

Escrito por nstech

O Brasil é um importante player do setor de fertilizantes, mas tão grande quanto sua relevância neste mercado são os desafios. Importando cerca de 85% dos fertilizantes que consome – principalmente nitrogênio e potássio –, o setor agrícola esbarra na falta de infraestrutura logística.

A estrutura portuária não acompanhou o crescimento das demandas do setor nem as dinâmicas do comércio exterior, o que impacta consideravelmente na importação e escoamento da produção de fertilizantes.

Em janeiro deste ano, o Brasil importou um volume recorde de fertilizantes – 2,77 milhões de toneladas, um aumento de 15% segundo o Boletim Logístico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

No entanto, a falta de integração entre portos, rodovias e ferrovias, os processos aduaneiros lentos, os congestionamentos e longas filas de caminhões no acesso aos portos somados à ineficiência na gestão dos pátios são alguns entraves.

Enquanto o Brasil não investir em infraestrutura portuária e não desburocratizar a importação e a exportação, a tecnologia será a melhor aliada para desfazer os gargalos da logística de grãos.

A implementação de um sistema de gestão de pátios, por exemplo, é capaz de otimizar o fluxo de caminhões, reduzir o tempo de espera e aumentar a produtividade.

Se é isso o que sua empresa precisa, confira neste artigo como o YMS (Yard Management System ou Sistema de Gestão de Pátios) pode ajudar o setor de fertilizantes a superar os principais desafios logísticos.

De onde vem e como as cargas de fertilizantes chegam ao Brasil

Os fertilizantes chegam ao Brasil principalmente por via marítima, em portos brasileiros, vindos de países como Rússia, China, Canadá, Bielorrússia, Marrocos, Egito, Argélia, Israel e Alemanha.

Os principais portos de entrada de fertilizantes no Brasil são Paranaguá e Antonina, no Paraná, ambos responsáveis pelo recebimento de 27% dos fertilizantes importados; Itaqui (MA) – principal porto do Arco Norte na importação de fertilizantes, com 38% do total movimentado pelos sete terminais da região; Santos (SP) e Rio de Janeiro.

O processo de chegada da carga de fertilizantes no Brasil pode ser dividido em algumas etapas:

  1. Compra e embarque em navios, no país de origem.
  2. Travessia marítima e chegada aos portos brasileiros.
  3. Descarregamento no porto e armazenamento em armazéns alfandegados.
  4. Desembaraço aduaneiro antes da retirada da carga do porto.
  5. Transporte para o destino final, como centros de distribuição, cooperativas agrícolas, misturadoras e agroindústrias.

Gargalos no transporte de fertilizantes: quais são?

O transporte de fertilizantes enfrenta diversos desafios logísticos e a má gestão de pátios em portos, armazéns e centros de distribuição é um deles. As falhas no gerenciamento end to end das operações trazem impactos consideráveis em três frentes da logística de grãos:

1. Operacional

  • Congestionamento nos pátios:a grande quantidade de caminhões, a falta de espaço e a ineficiência dos processos de carga e descarga levam a longas filas e atrasos.
  • Manuseio inadequado dos produtos: fertilizantes podem ser produtos perigosos, exigindo cuidados especiais. O manuseio inadequado pode causar riscos à saúde e à segurança dos trabalhadores, além de comprometer a qualidade das cargas e o meio ambiente.
  • Falta de rastreabilidade:sem um sistema eficiente de rastreabilidade é difícil controlar o inventário e a localização dos produtos, o que pode levar a perdas e custos adicionais.

2. Financeiro

  • Custos elevados:o congestionamento nos pátios e a ineficiência nos processos causam atrasos, impactam os negócios e elevam os custos.
  • Perdas de produtos:o manuseio inadequado e a falta de rastreabilidade podem levar a perdas de produtos e resultados negativos para as empresas.
  • Atraso nas entregas:os atrasos nas entregas atrapalham o fluxo das operações, causam problemas contratuais e prejudicam a reputação das empresas.

3. Ambiental

  • Poluição do ar:o congestionamento e as longas filas no acesso aos portos – muitas vezes causadas pela má gestão dos embarques e desembarques – aumenta a emissão de gases e impacta negativamente a qualidade do ar.
  • Contaminação do solo e da água:a movimentação inadequada das cargas pode levar à contaminação do solo e da água, com graves consequências para o meio ambiente.

Como a má gestão de pátios atrapalha a logística de grãos e o transporte de fertilizantes

Sem dúvidas, pátios mal gerenciados agravam os gargalos logísticos. Entre os principais problemas estão:

Congestionamento

A falta de organização e de planejamento no pátio pode levar à formação de longas filas de caminhões aguardando para entrar ou sair e atrasar a entrega e o recebimento de cargas.

Além disso, a ineficiência no processo de carga e descarga dos caminhões aumenta significativamente o tempo que eles passam no pátio, reduz a produtividade e gera custos adicionais.

Perdas e danos

Grãos e fertilizantes podem ser danificados por condições climáticas adversas ou quando são armazenados de forma inadequada. Naturalmente, esses danos levam a perdas financeiras.

A falta de controle e de organização no pátio também leva ao extravio de cargas, outro prejuízo para as empresas.

Aumento de custos

O tempo de espera excessivo dos caminhões no pátio pode gerar horas extras para os motoristas e aumentar os custos operacionais. Sem falar no atraso das entregas de cargas, fator gerador de multas e penalidades contratuais.

No Brasil, o tempo médio de permanência dos contêineres no pátio é de 7 dias, enquanto a média mundial é de 3 dias.

Insatisfação dos clientes

Atrasos na entrega de fertilizantes podem prejudicar a produção agrícola e a indústria de alimentos, gerando insatisfação dos clientes.

Ou seja, a falta de organização e de controle no pátio dificulta a previsão de entregas e a comunicação com os clientes, o que leva à insegurança, perda de credibilidade e insatisfação.

Impactos no meio ambiente

O congestionamento de caminhões no pátio aumenta a emissão de gases poluentes e contribui para a degradação ambiental. Da mesma forma, o armazenamento inadequado de fertilizantes pode contaminar o solo e a água.

É possível melhorar a gestão de pátios?

A melhoria da gestão de pátios passa por investimentos em infraestrutura, capacitação da mão de obra e implementação de soluções tecnológicas capazes de gerenciar a movimentação e o acesso dos veículos e agilizar embarques e desembarques.

Para otimizar as operações e reduzir o tempo de permanência dos contêineres no pátio e dos caminhões nas filas, o caminho é a implementação de um sistema de gestão de pátios YMS.

A ferramenta otimiza o fluxo de caminhões, faz o agendamento de horários de entrada e saída, controla o inventário e rastreia a localização dos produtos em tempo real.

O que é YMS?

YMS é um software desenvolvido para monitorar e gerenciar o movimento de reboques, contêineres e outros veículos dentro de um pátio ou depósito.

O sistema faz o rastreamento e a localização dos veículos em tempo real, fornece dados sobre a chegada e a partida dos veículos, autoriza o acesso aos pátios, organiza o fluxo de caminhões, informa se os veículos estão carregados, descarregados, em espera ou vazios.

O YMS otimiza as operações de pátio com detalhes sobre padrões de tráfego e tempos de permanência, rotas eficientes e melhoria no layout geral do pátio. Faz ainda o agendamento e planejamento das entregas e retiradas, tornando o fluxo de tráfego mais fluido e reduzindo tempos de espera.

A tecnologia, se integrada a outros sistemas de monitoramento de viagens e rastreamento de cargas, melhora a segurança e a visibilidade da operação, além de gerar relatórios com insights baseados em dados sobre o desempenho do pátio, identificação de gargalos, otimização da utilização do cais e melhoria da eficiência geral.

Benefícios do YMS

Eficiência: reduz o tempo que os veículos ficam no pátio e otimiza o fluxo de entrada e saída de cargas.

Gestão de custos: reduz custos com mão de obra e ajuda na gestão de combustível.

Segurança: monitora e controla o acesso dos veículos ao pátio, além de informar a localização dos veículos e das cargas.

Tomada de decisões: fornece dados para embasar decisões mais inteligentes sobre as operações do pátio.

Para quem o YMS é recomendado?

O YMS na cadeia de grãos é recomendado para produtores, fabricantes e misturadores de fertilizantes, trading agrícolas, cerealistas e armazéns, empresas de logística, centros de distribuição ou qualquer instalação e negócio que lide com um alto volume de carga – entrada e saída.

O sistema beneficia transportadoras, operadores logísticos, operadores de terminais portuários, armazéns, centros de distribuição e embarcadores/fabricantes.

6 motivos para implantar o YMS

Na logística de grãos, o YMS impacta positivamente porque monitora o tempo de espera, identifica gargalos, otimiza o fluxo de cargas e garante entregas just in time.

1. Agilidade e eficiência

Por utilizar algoritmos inteligentes, a ferramenta é usada para calcular as rotas mais eficientes, levando em consideração fatores como tráfego, tempo de viagem e capacidade de carga.

2. Agendamentos

O YMS permite agendar entregas e descarregamentos com precisão, evitando atrasos e otimizando o tempo dos motoristas e operadores. O tempo de espera dos veículos nas filas também é reduzindo, assim como o consumo de combustível e pagamento de diárias ou estadia.

3. Compliance

No transporte de fertilizantes, o YMS assume um papel ainda mais decisivo, porque aumenta a segurança e a eficiência na movimentação de produtos perigosos. Dessa forma, auxilia a empresa no cumprimento das normas de segurança, minimizando riscos e perigos.

4. Acesso e restrição de entrada

O controle de acesso é outra funcionalidade da ferramenta, auxiliando na gestão das regras e restringindo a entrada de pessoas e veículos não autorizados. No quesito prevenção de acidentes, tem papel de destaque, pois monitora o tráfego de veículos e pedestres no pátio e alerta sobre os riscos.

5. Rastreamento

Outra vantagem é a possibilidade de rastrear a origem e o destino dos fertilizantes – o que ajuda na rastreabilidade dos produtos em caso de problemas ou recalls. Os benefícios se estendem também ao cliente, que vai esperar menos pela entrega dos produtos se as operações no pátio forem otimizadas.

6. Previsibilidade e comunicação

A previsibilidade e a melhoria na comunicação são mais dois pontos altos dessa tecnologia. O YMS fornece informações precisas sobre a localização da carga e melhora a previsibilidade das entregas. Por fim, torna mais ágil a comunicação entre empresas de transporte, clientes e demais envolvidos no processo.

Conte com quem é especialista em tecnologia

Ao implementar o YMS no transporte de fertilizantes, as empresas podem:

  • Reduzir custos e aumentar a eficiência da cadeia logística.
  • Melhorar a visibilidade e o controle sobre as operações.
  • Garantir a entrega segura e eficiente dos produtos.
  • Atender às normas regulatórias e aumentar a segurança.
  • Tomar decisões estratégicas baseadas em dados concretos.

A nstech – a maior empresa de software para supply chain da América Latina – conta com uma vertical dedicada ao agronegócio e à melhoria da eficiência logística do setor.

Entre as centenas de soluções tecnológicas está o YMS, um sistema desenvolvido para auxiliar embarcadores, transportadores e operadores logísticos do agro. A ferramenta soluciona os gargalos, reduz custos, melhora o nível de serviço e torna a operação logística mais sustentável.

Quer saber mais sobre o YMS da nstech? Converse com quem entende do assunto.

A eficiência que sua operação precisa

Conheça centenas de soluções que garantem eficiência, rentabilidade, segurança e sustentabilidade.