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Unilever reduz em 81% o índice de sinistralidade com soluções da nstech

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Escrito por nstech

Os acidentes e os roubos são uma preocupação constante no transporte de cargas. Para reduzir o prejuízo com sinistros e o alto custo dos seguros, a Unilever decidiu investir em novas estratégias para o gerenciamento de riscos e a prevenção de acidentes.

Com presença mundial e mais de 400 marcas, a Unilever iniciou suas operações no Brasil em 1929. Por aqui, atua principalmente no setor alimentício (foods) e produtos de higiene e limpeza (HPF). Em média, faz 14 mil embarques por mês.

Uma operação desse porte enfrenta, naturalmente, uma série de desafios logísticos. Além de um alto índice de sinistralidade (tanto para acidentes quanto para roubos) e alta incidência de acidentes graves, a Unilever tinha dificuldades para implantar um programa eficiente de prevenção de acidentes.

Como reflexos, a empresa enfrentava custos elevados com seguro, regulação e gerenciamento de riscos. A falta de acompanhamento e atuação dos critérios de GR resultavam em um prejuízo anual elevado com roubos e acidentes.

Como a Unilever resolveu esses problemas?

Para melhorar o desempenho e a segurança em suas operações, a Unilever contou com as soluções da BRK – empresa que integra o ecossistema nstech, a maior plataforma open logistics do mundo.

Especialista em soluções tecnológicas e customizadas para o transporte de carga, a BRK conta com mais de mil especialistas em gerenciamento de riscos, prevenção de acidentes e gestão logística.

Como líder nacional em GR e prevenção de sinistros no transporte rodoviário de cargas, a empresa mantém uma estrutura operacional com atendimento 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Estratégias da BRK

A solução para os problemas enfrentados pela Unilever exigiu da BRK uma análise dos principais gaps operacionais e a adoção de medidas que mitigassem os riscos e os prejuízos com sinistros.

Além da implantação do BRSIPA (Programa de Prevenção de Acidentes), a BRK fez o mapeamento e a reestruturação dos processos de GR da Unilever. A estratégia foi sustentada em ações como:

1. Formação do Comitê de GR mensal;

2. Acompanhamento dos KPIs e FUP das ações;

3. Análise GUT (Matriz de Prioridades), com levantamento dos riscos e definição das prioridades;

4. Levantamento do histórico de sinistros e modus operandi;

5. Proibição de rotas de risco;

6. Alteração do PGR com regras mais rígidas;

7. Reestruturação dos processos de inserção de isca, com inserção realizada no stage para garantir o sigilo;

8. Alteração da Matriz de Riscos;

9. Realização de auditorias de GR anterior ao carregamento:

  • Comprovação de vínculo (Regras de PGR);
  • Checklist veicular;
  • Análise documental (veículo e motorista);
  • Adequação ao perfil do embarque.

Resultados da parceria entre Unilever e BRK

A parceria com a BRK e a implementação de tecnologias para a prevenção de acidentes fez com que o índice de sinistralidade da Unilever despencasse. A redução foi de 81% nos roubos e acidentes.

O prejuízo médio de R$ 20,9 milhões (apurado durante a atuação da antiga GR) caiu para R$ 3,8 milhões quando as estratégias e soluções da BRK foram colocadas em práticas.

Considerando-se apenas os acidentes, a queda foi de 57% em um ano de BRSIPA. Com o Programa de Prevenção de Acidentes da BRK, a quantidade média de eventos caiu de 35 (pré-SIPA) para 15 (pós-SIPA).

Outros ganhos:

  • Redução nos acionamentos de pronta-resposta.
  • Redução do custo de regulação.
  • Melhores condições para negociação de seguro.
  • Redução dos acidentes graves.
  • Melhoria no perfil de condução dos motoristas.
  • Redução nos alertas de excesso de velocidade.
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