Publicações da nstech sobre tecnologia, logística e mobilidade para um futuro melhor

CATEGORIAS

VER TODOS OS POSTS

Cases de Sucesso

VER TODOS

Negócios e Cultura

VER TODOS

Segurança

VER TODOS

Sustentabilidade

VER TODOS

Tecnologia e Inovação

VER TODOS

Todos

VER TODOS

Transporte e Logística

VER TODOS

Maior terminal de grãos da América Latina usa solução da nstech para aprimorar operação logística

Cases de SucessoTodos

Escrito por nstech

Imagine uma operação logística do setor de grãos que atenda a aproximadamente 2 mil veículos por dia em período de safra e que seja responsável pelo carregamento de 500 vagões por dia, em média. Essa é a realidade no maior terminal de grãos da América Latina.

Com 15 pontos de descarregamento rodoviário (moegas), 3 linhas de carregamento ferroviário e capacidade de armazenamento estática de 150 mil toneladas, o Terminal Ferroviário de Rondonópolis é responsável por escoar quase 10% do total da produção nacional de grãos.

Com uma operação deste porte e tamanho complexidade, a Rumo se viu obrigada a buscar soluções para superar uma série de desafios logísticos. O suporte veio da KMM – empresa que integra a nstech, a maior plataforma open logistics do mundo.

Principais desafios da Rumo

Para atender com mais eficiência os produtores brasileiros, a Rumo escolheu as soluções tecnológicas desenvolvidas pela KMM. A empresa é especialista em sistemas para gestão de transportes, armazéns e pátios.

Uma das necessidades do Terminal Ferroviário de Rondonópolis era aumentar a confiabilidade, reduzir os riscos de fraude e melhorar o processo de identificação dos veículos nos pontos de operação.

Outra dificuldade da empresa estava em controlar os veículos por balança e moega. Com processos 100% manuais, a Rumo tinha um elevado risco de falhas e de mistura dos produtos.

Além disso, o processo manual de marcação dos motoristas na fila aumentava o tempo de espera. O sistema pouco automatizado também obrigava o motorista a carregar toda a documentação durante a operação.

Na lista de desafios a serem vencidos no Terminal Ferroviário de Rondonópolis estavam ainda a ineficiência nas operações de pesagem e o elevado headcount.

Estratégia da KMM para ajudar a Rumo

Para ajudar a Rumo a resolver os desafios no Terminal Ferroviário de Rondonópolis, a KMM desenvolveu estratégias e forneceu soluções capazes de aperfeiçoar a performance nas operações de movimentação de grãos.

A implantação de um sistema de identificação de veículos por OCR (Optical Character Recognition) foi uma delas. Também foram instalados totens de autoatendimento com biometria facial para fazer a marcação do posicionamento dos motoristas na fila.

Outras medidas:

  • Feature de validação dos produtos nos pontos de pesagem, evitando o acesso dos veículos ao corredor de descarga caso o produto da NF-e não estivesse de acordo com o que foi parametrizado.
  • Integração do estoque do terminal com a plataforma de saldo unificado desenvolvida pela KMM.
  • Arquitetura P2P para operação em contingência, mesmo sem rede local.

Resultados obtidos pela Rumo com a ajuda da KMM

A parceria entre a Rumo e a KMM rendeu excelentes frutos. O tempo de identificação dos veículos na entrada do pátio de triagem caiu de um minuto para 20 segundos. A redução no tempo de espera na fila de marcação foi ainda maior: de 40 minutos para 5 minutos.

Além disso, a cada turno a Rumo conseguiu diminuir o headcount em, no mínimo, seis pessoas. Outras vantagens foram o aumento na segurança operacional e a redução no risco de fraudes e desvios.

Os ganhos identificados na operação do Terminal Ferroviário de Rondonópolis incluíram:

  • Aumento da confiabilidade operacional e monitoramento mais adequado de hardware.
  • Arquitetura voltada a operações em alto nível de contingência.
  • Melhoria na percepção dos motoristas graças à redução no tempo de fila e à diminuição de interação com a operação.
  • Integração do terminal com a plataforma de estoque unificado e maior controle de estoque.
A eficiência que sua operação precisa

Conheça centenas de soluções que garantem eficiência, rentabilidade, segurança e sustentabilidade.