Publicações da nstech sobre tecnologia, logística e mobilidade para um futuro melhor

CATEGORIAS

VER TODOS OS POSTS

Cases de Sucesso

VER TODOS

Negócios e Cultura

VER TODOS

Segurança

VER TODOS

Sustentabilidade

VER TODOS

Tecnologia e Inovação

VER TODOS

Todos

VER TODOS

Transporte e Logística

VER TODOS

Logística sustentável: conheça iniciativas práticas para uma cadeia de suprimentos mais sustentável

SustentabilidadeTodos

Escrito por nstech

logistica-sustentavel-conheca-iniciativas-praticas-para-uma-cadeia-de-suprimentos-mais-sustentavel

No pós-pandemia, o Brasil atingiu o maior nível de emissão de CO2 da história, segundo o relatório Revisão Global de Energia: emissão de CO2 em 2021. O transporte é um dos responsáveis e a solução está na logística sustentável 

Só que reduzir as emissões não é o único desafio. A logística consome 19% da energia do país e os acidentes ou derramamentos de carga provocam mortes, causam prejuízos, poluem solo, água e colocam em risco a fauna e a flora. Reverter esse cenário exige práticas sustentáveis na logística.  

Quer fazer parte deste time e entender como a logística sustentável é aliada nos negócios? Saiba mais sobre redução de emissões, transporte verde, embalagens eco-friendly e logística reversa neste artigo. Boa leitura!

O que é logística sustentável? 

A logística sustentável envolve processos e práticas que demonstram preocupação com o futuro do planeta, cuidado com a vida e redução dos impactos ambientes. Leva em conta a otimização dos recursos, maior eficiência operacional e melhoria da consciência ambiental. 

Benefícios da logística sustentável 

As práticas sustentáveis na logística resultam em uma série de benefícios, que vão da economia nos recursos – como água, energia e combustíveis – à reciclagem e destinação correta dos resíduos.  

Ao se tornar mais eficiente e sustentável, a logística tem ganhos financeiros e de imagem, já que se preocupa com aspectos sociais, ambientais e econômicos. Confira as principais áreas beneficiadas com a adoção de práticas sustentáveis na logística:   

Ambiental 

Uma das missões da logística sustentável é tornar a empresa mais amigável do ponto de vista ambiental. 

Entre as vantagens de uma operação “verde” estão a redução de emissões, combate ao desperdício, economia no consumo de energia e água, preservação ecológica e consciência ambiental. 

A logística sustentável é a certeza de que a empresa não visa apenas o lucro, mas está preocupada com o futuro do planeta. O marketing verde coloca a empresa em evidência no mercado.  

Econômica 

A logística sustentável traz vantagens econômicas, já que trata os recursos de forma mais otimizada.  

Ao consumir menos energia, água, combustível, materiais e insumos ou fazer a reciclagem, adotar medidas de educação ambiental e prevenir acidentes no transporte, as empresas reduzem o desperdício e os prejuízos, tornando-se mais lucrativas. 

Se estiverem bem alinhadas ao planejamento estratégico da empresa, as práticas de logística sustentável resultam em economia e melhoria na gestão dos recursos. 

Imagem e Reputação 

A fidelização dos clientes é outro benefício da logística sustentável. Os consumidores querem se relacionar com empresas que tenham compromisso ambiental e adotem ações ecologicamente corretas. 

A pesquisa Perfil do Consumidor – Consumo Consciente, da CNI, mostra que 38% dos consumidores conferem se o produto foi feito de modo ecologicamente correto antes de fazer a compra e 30% preferem itens sustentáveis, mesmo que sejam mais caros. 

As empresas que negligenciam o investimento em sustentabilidade perdem prestígio junto aos clientes e espaço no mercado. Já a cadeia de suprimentos sustentável melhora sua imagem e reputação, explorando o marketing verde a seu favor. 

Práticas sustentáveis e rentáveis para a sua operação logística 

1. Gestão eficiente de estoque e de recursos 

A gestão eficiente de estoques e recursos está totalmente relacionada à logística sustentável, pois evita que materiais sejam desperdiçados ou produtos fiquem “encalhados” no estoque e percam a validade.  

Ao estudar as demandas do mercado, criar fluxos de produção e controlar a entrada e a saída das mercadorias, a gestão dos estoques assume papel fundamental na logística sustentável. Para facilitar esse processo existem softwares de gestão de armazéns e estoques. 

2. Transporte sustentável 

O transporte de cargas precisa de atenção se a empresa deseja ser sustentável. A emissão de gases poluentes e os acidentes são os maiores inimigos do transporte verde. A boa notícia é que existem recursos para tornar as entregas mais ecológicas. 

A roteirização (que leva em conta a economia de combustível), os sistemas de gestão de frotas (auxiliares no planejamento da manutenção preventiva) e os programas de prevenção de acidentes (com foco na preservação da vida e da natureza) são formas de reduzir os efeitos negativos da operação de transporte no meio ambiente.  

3. Redução de custos operacionais  

Os custos logísticos são altos no Brasil, mas é possível controlar boa parte deles reduzindo o desperdício. Cerca de 40% dos caminhões fazem viagens de retorno vazios, “queimando” combustível desnecessariamente.  Planejar melhor a operação evita esse problema. 

Outros fatores também podem ser resolvidos com tecnologia e sistemas especializados em gestão logística. Há ferramentas para auxiliar a gestão de transportes, de custos, manutenção preventiva e troca de pneus, melhorar rotas, reduzir a ociosidade da frota e economizar combustível etc. 

4. Embalagens eco-friendly 

As embalagens ecológicas têm a preferência dos consumidores com consciência ambiental. Menos embalagens, uso de materiais recicláveis e processos eficientes de logística reversa reduzem a quantidade de plástico, isopor, alumínio e papelão nos aterros sanitários. 

Para atender aos consumidores exigentes e tornar a logística sustentável é necessário que as empresas invistam em embalagens eco-friendly, que podem ser recicladas, reutilizadas ou reaproveitadas e que demoram menos tempo para se decompor do que as embalagens tradicionais. 

5. Logística reversa 

A logística reversa é uma prática obrigatória prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos. Graças a ela, os fabricantes são responsáveis por receber, de volta, alguns tipos de embalagens e recipientes ou produtos com defeitos. Assim, há destinação adequada de resíduos, seja para reaproveitamento, revenda, reciclagem ou descarte correto.  

O pós-venda também se beneficia com a logística reversa. Em média, 30% dos produtos comprados no e-commerce são devolvidos ou trocados e é necessário que o setor de transporte esteja preparado para contribuir com a política de troca e devoluções de forma sustentável, organizada e otimizada. 

6. Colaboração na cadeia de suprimentos  

Não é fácil manter a logística sustentável se a cadeia de suprimentos não compartilhar práticas sustentáveis. Para garantir a sustentabilidade de ponta a ponta na logística, a dica é estabelecer parcerias estratégias com fornecedores, clientes e outros stakeholders.  

Investir na integração de sistemas para o compartilhamento de informações em tempo real também é uma excelente ideia. Quando a cadeia de suprimentos atua com o mesmo objetivo, de forma colaborativa e transparente, todos saem ganhando. 

7. Eficiência energética 

Utilizar os recursos de forma racional é pré-requisito para uma cadeia logística sustentável. O uso de equipamentos com eficiência energética e a utilização inteligente de insumos energéticos não só poupa o meio ambiente como reduz o aquecimento global, a emissão de CO2 e os custos de produção, armazenagem e transporte.  

Tanto os processos gerenciais quanto operacionais com foco em eficiência energética podem ser aprimorados com softwares de automação, controle, gestão de armazéns e transporte. 

8. Medição e monitoramento de indicadores 

Conhecer o monitorar os indicadores de desempenho logístico (KPIs) torna as operações mais sustentáveis. Essas métricas quantitativas e qualificativas medem a qualidade dos processos e serviços e mostram onde há possibilidade de a operação logística ser aprimorada para se tornar mais sustentável. 

Ao controlar fatores como tempo de entrega, atrasos, viagens sem incidentes, custos das entregas, satisfação dos clientes etc., as empresas conseguem traçar caminhos para aumentar a eficiência e a sustentabilidade do negócio. 

Cases de sucesso em logística sustentável 

Muitas empresas já entenderam as vantagens da logística sustentável, do transporte verde, da redução de emissões, da logística reversa, das embalagens eco-friendly e da prevenção de acidentes. 

O Brasil conta, inclusive, com o Programa de Logística Verde Brasil, uma iniciativa que mostra o compromisso das empresas com a responsabilidade social, a redução das emissões de gases de efeito estufa (principalmente o CO2) e a eficiência da logística e do transporte de cargas.  

Exemplo de empresas sustentáveis na logística 

Natura 

No ranking das maiores empresas de beleza do mundo, a Natura se preocupa com o ciclo de vida das embalagens e seus impactos no meio ambiente. Também trabalha para reduzir a emissão de gases emitidos em todos os processos da empresa – da produção ao transporte. 

HP 

Entre as ações do programa HP Planet Partners está o recolhimento de cartuchos e toners de impressoras usados. Com isso, a empresa impede que eles sejam descartados no meio ambiente ou em lixos comuns. De volta à fábrica, são reutilizados ou descartados corretamente.  

Pão de Açúcar 

Desde 2009, todas as unidades da rede seguem padrões de sustentabilidade. A logística reversa de resíduos e de equipamentos eletrônicos é um exemplo. As lojas premium também fazem a logística reversa de vidro e as embalagens deixadas pelos consumidores em estações de reciclagem são devolvidas às gôndolas.  

O Boticário 

Considerada uma das melhores logísticas verdes do Brasil, a empresa mantém o programa de logística reversa Boti Recicla, que transforma embalagens usadas em objetos de decoração e luminárias, fomentando a economia circular. Outra iniciativa é a otimização de rotas e uso de combustíveis alternativos para reduzir a emissão de gases da frota. 

McDonald’s 

Com mais de 38 mil filiais no mundo, a rede utiliza estratégias para otimizar e reduzir distâncias e rotas, além de transformar óleos alimentares em biodiesel. Até 2050, a meta da empresa é zerar as emissões de gases do efeito estufa. 

DHL 

A empresa de logística mantém um programa ambiental para conter a poluição do ar. Com as soluções GoGreen, a meta é reduzir também as emissões indiretas de transportes das empresas terceirizadas. Até 2050, a intenção é que toda a emissão de gases dos processos logísticos da DHL seja zerada. 

FedEx 

A empresa investe na logística sustentável com ações para reduzir o desperdício nas operações diárias. O controle nas emissões de gás carbônico e a criação do programa “Reduzir. Repor. Revolucionar” estão entre as estratégias para diminuir os impactos ambientais. 

Pneus Bridgestone 

A empresa recebe os pneus com a vida útil esgotada e, aplicando o conceito de logística reversa, submete o material a um processo de trituração e picotagem. O resíduo é reutilizado em solados de sapato, borracha para vedação, peças de reposição na indústria automobilística e asfaltos. 

Parcerias estratégias e certificações para uma logística sustentável

Para acelerar os resultados das práticas sustentáveis na logística, muitas empresas já entenderam a importância das parcerias estratégicas e das certificações, que servem como marketing verde, elemento de diferenciação da concorrência e fechamento de novos negócios. 

Uma empresa com certificação de sustentabilidade comprova sua preocupação com o futuro do planeta, melhora imagem e reputação, fideliza clientes, reduz custos e amplia sua participação no mercado. As certificações de sustentabilidade são diversas e entre elas estão: 

  • Renovabio: biocombustível e descarbonização. 
  • 2030 Today: ações de sustentabilidade alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS. 
  • ESG: atendimento aos requisitos ESG. 
  • Verificação dos Inventários de Gases de Efeito Estufa: controle de emissões de gases de efeito estufa. 
  • Verificação dos Relatórios de Sustentabilidade – GRI: avaliação dos impactos positivos e negativos sobre o meio ambiente, sociedade e economia. 
  • ISO 50001: uso de energia. 
  • Renewable Fuel Standard: combustível renovável. 
  • Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade – SASSMAQ: transporte de produtos químicos. 
  • Tranqualit Green: normas ISO focadas na segurança de pessoas e do meio ambiente no transporte de cargas e logística. 
  • ISO 14001: gestão ambiental. 
  • Autorização Ambiental para Transporte de Produtos Perigosos – AATTP: transporte de cargas perigosas. 
  • Carbon Trust Standard: eficiência energética. 
  • Rótulo Ecológico da ABNT: comprova que o produto causa menos danos ambientais. 

Logística sustentável que impulsiona a rentabilidade com a plataforma Open logistics da nstech 

Se as parcerias estratégias são fundamentais para o fortalecimento da logística sustentável, a nstech criou uma forma de integrar todas as soluções em uma única plataforma e promover as parcerias necessárias com fornecedores especializados. 

Considerada a principal inovação do setor logístico e o motor da aceleração digital, a plataforma Open logistics é o caminho mais eficiente para quem quer aperfeiçoar as operações e se manter alinhado à logística sustentável. 

A Open Logistics não só integra as soluções utilizadas na movimentação de cargas como garante a interface e a comunicação entre os agentes da cadeia logística: da fabricação à chegada do produto ao destino.  

A plataforma da nstech conecta sistemas e diferentes setores operacionais, integra e centraliza todos os dados, garante o acesso a informações em tempo real e oferece as soluções necessárias para quem quer investir em sustentabilidade e melhorar a rentabilidade. Tudo em um só lugar! 

Quer investir em uma logística sustentável? Fale com os nossos especialistas!

A eficiência que sua operação precisa

Conheça centenas de soluções que garantem eficiência, rentabilidade, segurança e sustentabilidade.