Motz emite documentação de transportes em no máximo 5 minutos com solução da KMM
novembro, 2023 / Por nstech
Roteirizar as entregas é essencial para o sucesso de uma operação logística e quanto maior o volume de coletas e entregas, mais importante é que esse processo seja bem executado.
A melhor estratégia para cumprir prazos, reduzir gastos com combustível e pedágio, evitar congestionamentos, agilizar as viagens e manter o nível de satisfação dos clientes é investir em sistemas de roteirização automatizada.
E foi justamente assim que a Solistica fez um upgrade em sua operação: apostou na parceria com a RoutEasy e passou a utilizar um sistema moderno de roteirização. O porte e as características do negócio exigiam uma solução especializada e os benefícios não demoraram a surgir.
Empresa do Grupo Femsa, a Solistica atende a segmentos bastante diversos, como fármaco, saúde, nutrição e automotivo. No total, são mais de 1,9 milhão de viagens por ano, 160 mil pontos de entrega por semana e mais de 6 mil caminhões circulando.
Com uma operação deste porte, a melhor alternativa foi contar com o uso de inteligência artificial para otimizar a gestão das entregas.
A escolha da Solistica pela RoutEasy teve razões óbvias: a empresa do ecossistema nstech – a maior plataforma open logistics do mundo – oferece soluções logísticas a mais de 300 clientes no Brasil e na América Latina e aposta na inovação para transformar o setor de transporte e melhorar as entregas.
Apoiada em tecnologia de ponta, a RoutEasy tem seu foco na integração e otimização de processos, oferecendo soluções sob medida para melhorar rotas e facilitar a gestão de toda a operação logística.
Com a maior capacidade de processamento do mercado, o algoritmo de roteirização da RoutEasy é capaz de roteirizar mais pontos em menos tempo. Essa otimização de
recursos – que leva à redução de custos e à maximização da eficiência – foi um dos principais pontos na escolha da Solistica.
Entre as vantagens do sistema estão:
· Velocidade – roteirização de mais pontos em menos tempo, diminuindo as etapas de planejamento das rotas.
· Segurança – redução de custos e de falhas graças a um algoritmo avançado para precisão das rotas.
· Eficiência – uso de inteligência artificial para otimizar os processos logísticos e melhorar os resultados do negócio.
1. Cadastro de diferentes apólices de seguro para garantir a vigência das regras e restrições relacionadas à abrangência do seguro da operação.
2. Consolidação de serviços para garantir a agilidade nos registros e na finalização de entregas ou coletas para um mesmo cliente.
3. Criação de alertas de rotas, serviços e operadores, sinalizando eventuais imprevistos para a Torre de Controle e para o cliente.
4. Configuração das informações necessárias para a comprovação de entrega eletrônica com validade jurídica, por meio de recursos como comprovação do CPF, CNP, assinatura, foto e vídeo.
Encontrar um sistema flexível, amigável, capaz de entender todas as variáveis e complexidades das operações e que fosse, principalmente, ajustável aos parâmetros de todos os clientes sempre foi o maior desafio da Solistica.
Foi então que começou, em 2019, a parceria com a RoutEasy. O projeto piloto iniciou na unidade da Solistica com o maior número de operações e grande volume de distribuição: características fundamentais para avaliar com exatidão as características, as dificuldades e as vantagens do uso de um roteirizador automatizado.
A parceria na utilização de um sistema com algoritmos matemáticos capazes de indicar as melhores rotas foi um sucesso. Além de automatizar a roteirização, a RoutEasy também agregou novas funcionalidades ao sistema, facilitando a gestão e a operação logística da Solistica.
A eliminação de processos manuais trouxe vantagens como a ampliação da visibilidade em tempo real, mesmo no caso de cargas fracionadas que resultam em operações mais complexas e envolvem clientes com diferentes particularidades e regras de negócio.
A roteirização trouxe mais do que agilidade e economia às operações da Solistica. Com o sistema da RoutEasy, a empresa passou a obter os dados das entregas em tempo real.
Por meio do Portal dos Clientes, a empresa compartilha as fotos dos comprovantes de entrega ou as evidências de não entregas, aumentando a transparência, a confiança e o nível de satisfação dos clientes.
Além de uma interface amigável e flexível, a solução da RoutEasy conta ainda com aplicação mobile que permite ao motorista cumprir a rota por meio do GPS instalado no celular. Outra vantagem é a usabilidade simples do sistema, com possibilidade de dar baixa e enviar a foto do comprovante de entrega com data e assinatura. Essas informações alimentam on-time o TMS e o Portal de Consulta dos clientes.
O resultado? Roteirização automatizada e uso de um sistema amigável, flexível e que permite ao operador logístico, embarcador e cliente enxergar todas as entregas no mapa, em pontos exatos – algo que nenhum sistema manual é capaz de fazer -, melhoria do nível de serviço e aumento da qualidade de comunicação e atendimento dos clientes da Solistica.
novembro, 2023 / por nstech
novembro, 2023 / por nstech
novembro, 2023 / por nstech