Publicações da nstech sobre tecnologia, logística e mobilidade para um futuro melhor

CATEGORIAS

VER TODOS OS POSTS

Cases de Sucesso

VER TODOS

Negócios e Cultura

VER TODOS

Segurança

VER TODOS

Sustentabilidade

VER TODOS

Tecnologia e Inovação

VER TODOS

Todos

VER TODOS

Transporte e Logística

VER TODOS

Com mais de 6 mil caminhões e 1,9 milhão de viagens por ano, Solistica usa roteirizador da nstech para agilizar entregas e reduzir custos

Cases de SucessoTodos

Escrito por nstech

Roteirizar as entregas é essencial para o sucesso de uma operação logística e quanto maior o volume de coletas e entregas, mais importante é que esse processo seja bem executado.

A melhor estratégia para cumprir prazos, reduzir gastos com combustível e pedágio, evitar congestionamentos, agilizar as viagens e manter o nível de satisfação dos clientes é investir em sistemas de roteirização automatizada.

E foi justamente assim que a Solistica fez um upgrade em sua operação: apostou na parceria com a RoutEasy e passou a utilizar um sistema moderno de roteirização. O porte e as características do negócio exigiam uma solução especializada e os benefícios não demoraram a surgir.

Operação ampla e diversificada

Empresa do Grupo Femsa, a Solistica atende a segmentos bastante diversos, como fármaco, saúde, nutrição e automotivo. No total, são mais de 1,9 milhão de viagens por ano, 160 mil pontos de entrega por semana e mais de 6 mil caminhões circulando.

Com uma operação deste porte, a melhor alternativa foi contar com o uso de inteligência artificial para otimizar a gestão das entregas.

A escolha da Solistica pela RoutEasy teve razões óbvias: a empresa do ecossistema nstech – a maior plataforma open logistics do mundo – oferece soluções logísticas a mais de 300 clientes no Brasil e na América Latina e aposta na inovação para transformar o setor de transporte e melhorar as entregas.

Apoiada em tecnologia de ponta, a RoutEasy tem seu foco na integração e otimização de processos, oferecendo soluções sob medida para melhorar rotas e facilitar a gestão de toda a operação logística.

Como a RoutEasy ajudou a Solistica

Com a maior capacidade de processamento do mercado, o algoritmo de roteirização da RoutEasy é capaz de roteirizar mais pontos em menos tempo. Essa otimização de

recursos – que leva à redução de custos e à maximização da eficiência – foi um dos principais pontos na escolha da Solistica.

Entre as vantagens do sistema estão:

· Velocidade – roteirização de mais pontos em menos tempo, diminuindo as etapas de planejamento das rotas.

· Segurança – redução de custos e de falhas graças a um algoritmo avançado para precisão das rotas.

· Eficiência – uso de inteligência artificial para otimizar os processos logísticos e melhorar os resultados do negócio.

Funcionalidades do roteirizador da RoutEasy

1. Cadastro de diferentes apólices de seguro para garantir a vigência das regras e restrições relacionadas à abrangência do seguro da operação.

2. Consolidação de serviços para garantir a agilidade nos registros e na finalização de entregas ou coletas para um mesmo cliente.

3. Criação de alertas de rotas, serviços e operadores, sinalizando eventuais imprevistos para a Torre de Controle e para o cliente.

4. Configuração das informações necessárias para a comprovação de entrega eletrônica com validade jurídica, por meio de recursos como comprovação do CPF, CNP, assinatura, foto e vídeo.

Expectativas e possibilidades

Encontrar um sistema flexível, amigável, capaz de entender todas as variáveis e complexidades das operações e que fosse, principalmente, ajustável aos parâmetros de todos os clientes sempre foi o maior desafio da Solistica.

Foi então que começou, em 2019, a parceria com a RoutEasy. O projeto piloto iniciou na unidade da Solistica com o maior número de operações e grande volume de distribuição: características fundamentais para avaliar com exatidão as características, as dificuldades e as vantagens do uso de um roteirizador automatizado.

A parceria na utilização de um sistema com algoritmos matemáticos capazes de indicar as melhores rotas foi um sucesso. Além de automatizar a roteirização, a RoutEasy também agregou novas funcionalidades ao sistema, facilitando a gestão e a operação logística da Solistica.

A eliminação de processos manuais trouxe vantagens como a ampliação da visibilidade em tempo real, mesmo no caso de cargas fracionadas que resultam em operações mais complexas e envolvem clientes com diferentes particularidades e regras de negócio.

Desafios da Solistica

  • Valores das mercadorias.
  • Diferentes Planos de Gerenciamento de Risco.
  • Tempos de atendimentos variados.
  • Restrição de vias X capacidade de veículos.
  • Agendamentos para coletas e entregas.
  • Otimização de rotas para aumentar a produtividade dos veículos.

Ampla visibilidade e excelentes resultados

A roteirização trouxe mais do que agilidade e economia às operações da Solistica. Com o sistema da RoutEasy, a empresa passou a obter os dados das entregas em tempo real.

Por meio do Portal dos Clientes, a empresa compartilha as fotos dos comprovantes de entrega ou as evidências de não entregas, aumentando a transparência, a confiança e o nível de satisfação dos clientes.

Além de uma interface amigável e flexível, a solução da RoutEasy conta ainda com aplicação mobile que permite ao motorista cumprir a rota por meio do GPS instalado no celular. Outra vantagem é a usabilidade simples do sistema, com possibilidade de dar baixa e enviar a foto do comprovante de entrega com data e assinatura. Essas informações alimentam on-time o TMS e o Portal de Consulta dos clientes.

O resultado? Roteirização automatizada e uso de um sistema amigável, flexível e que permite ao operador logístico, embarcador e cliente enxergar todas as entregas no mapa, em pontos exatos – algo que nenhum sistema manual é capaz de fazer -, melhoria do nível de serviço e aumento da qualidade de comunicação e atendimento dos clientes da Solistica.

A eficiência que sua operação precisa

Conheça centenas de soluções que garantem eficiência, rentabilidade, segurança e sustentabilidade.