Publicações da nstech sobre tecnologia, logística e mobilidade para um futuro melhor

CATEGORIAS

VER TODOS OS POSTS

Cases de Sucesso

VER TODOS

Negócios e Cultura

VER TODOS

Segurança

VER TODOS

Sustentabilidade

VER TODOS

Tecnologia e Inovação

VER TODOS

Todos

VER TODOS

Transporte e Logística

VER TODOS

Logística verde: tendências tecnológicas na cadeia de suprimentos

SustentabilidadeTodos

Escrito por nstech

logistica-verde-tendencias-tecnologicas-na-cadeia-de-suprimentos

Empresas atentas às transformações do mercado e de olho nas tendências já conhecem a logística verde. As que ainda ignoram o conceito precisam rever a estratégia. As práticas ambientalmente responsáveis e as inovações na logística ecológica não são mais uma opção na cadeia de suprimentos, são uma necessidade. 

Além de melhorar a segurança jurídica dos negócios e mostrar que a empresa segue a legislação ambiental, a logística verde mostra o quanto os setores logístico e de transporte de cargas estão preocupados em reduzir os impactos na natureza. 

No futuro, a logística verde terá sido a responsável por garantir o bem-estar das gerações. Agora, é um conceito que fortalece a estratégia de negócio, atrai investidores, reduz custos e melhora a reputação da empresa. 

Adotar a logística verde fica mais fácil com o uso de tecnologia. Quer saber quais são as tendências tecnológicas emergentes e como elas podem trazer vantagens econômicas às operações de transporte de cargas? 

A gente reuniu neste artigo tudo o que você precisa saber sobre o assunto! 

Sustentabilidade na cadeia de suprimentos e as demandas tecnológicas 

Seja qual for a estratégia, o uso de tecnologia na logística verde potencializa os resultados. As inovações na logística ecológica trazem uma série de vantagens, mas é preciso superar alguns desafios e romper antigos padrões da cadeia de suprimentos convencional. 

A complexidade da cadeia de suprimentos convencional  

Adotar a logística verde requer mudança de postura e de mentalidade. A própria complexidade da cadeia de suprimentos e os riscos inerentes ao transporte de cargas são desafios a serem superados. 

Muitas empresas demoram a entender a importância da sustentabilidade nos negócios, relutam para aceitar mudanças e creem que o investimento em inovação é alto demais. 

A lentidão para atender as pressões do mercado e a reatividade no cumprimento das obrigações legais são outros fatores que mantêm a cadeia de suprimentos estacionada. Algumas empresas acreditam que cumprir a lei é suficiente, mas, com isso, reduzem a vantagem competitiva que a logística verde oferece. 

O fato é que a escassez de recursos naturais vai comprometer o futuro do planeta e, consequentemente, a longevidade dos negócios. Para melhorar o nível de sustentabilidade na cadeia de suprimentos é preciso romper com a ideia de que a logística verde diz respeito apenas às obrigações da boa gestão ambiental. 

Quem deseja superar os desafios na implementação de práticas ambientalmente responsáveis na cadeia de suprimentos deve mudar a mentalidade, incluir o tema no planejamento estratégico da empresa e tornar a logística verde uma “verdade” na empresa, seja ela de qual porte ou segmento for. 

Convergência entre tecnologia e logística verde na cadeia de suprimentos 

A falta de investimentos em tecnologia e em inovações para a logística verde é um dos principais erros quando o assunto é sustentabilidade. 

A tecnologia tem papel essencial na redução de desperdícios, aumento da produtividade, gestão de recursos, padronização e automatização de processos, gerenciamento de riscos, manutenção adequada dos veículos, redução na emissão de gases poluentes, prevenção a acidentes, capacitação e sensibilização dos colaboradores etc. 

As soluções tecnológicas focadas na cadeia de suprimentos melhoram a eficiência das entregas, deixam as rotas mais inteligentes, reduzem o consumo de combustível, pneus e peças, evitam o desgaste prematuro dos veículos e diminuem o desperdício de insumos, materiais e recursos naturais. 

A tecnologia é uma facilitadora na busca por soluções sustentáveis na cadeia de suprimentos. O resultado, além dos ganhos ambientais, pode ser mensurado nos pilares sociais e econômicos, já que muitas ações em defesa do meio ambiente refletem na redução de custos, na melhoria da imagem da empresa e, naturalmente, no fechamento de novos negócios. 

Pensando assim, adotar práticas sustentáveis e ter uma cadeia de suprimentos “verde” se torna econômico. O retorno obtido com as boas práticas ambientais não só compensa o investimento em tecnologia como torna toda a operação mais barata. 

Tecnologias transformadoras para logística verde na cadeia de suprimentos 

1. Internet das coisas (IoT)  

Ter ampla visibilidade sobre as operações da cadeia de suprimentos, de ponta a ponta, ajuda na logística verde. E a Internet das Coisas (IoT) é uma ferramenta que melhora a visibilidade e a rastreabilidades dos produtos. 

Com essa tecnologia é possível monitorar a movimentação das cargas em tempo real, prevenir perdas, reduzir desperdícios e melhorar a gestão do estoque. Isso porque dispositivos registram a entrada e saída de mercadores e, com sensores de volume e peso nas prateleiras, fica mais fácil saber se o armazenamento foi realizado de forma correta. 

Etiquetas inteligentes e leitores de códigos de barra são apenas alguns exemplos. A IoT é um recurso para rastreamento e localização de cargas, coleta de dados sobre percurso, sobre o comportamento do motorista durante a condução do caminhão, controle de consumo de combustível, detecção de níveis de emissão de poluentes, planejamento de entregas (ordem de recebimento) etc. 

Ou seja, a IoT resulta em redução de custos, economia de tempo, eliminação de erros e amplia a visibilidade, fornecendo dados para que a gestão tome decisões em tempo real. 

2. Análise de dados  

Sem informação é difícil tomar decisões. Para ter acesso a detalhes que melhorem o desempenho e a performance da cadeia logística, mais uma vez a tecnologia é aliada e traz reflexos positivos para quem busca sustentabilidade na logística. 

As ferramentas de análise de dados ganham cada vez mais espaço nas empresas porque ajudam no planejamento estratégico, potencializam os ganhos financeiros, melhoram a experiência e a satisfação do cliente e, como resultado, favorecem a logística verde. 

Muitos programas de sustentabilidade já utilizam técnicas como forecasting (análise dos históricos de dados para previsão de tendências) e dashboarding (avaliação de indicadores de desempenho e métricas).  

A análise preditiva e os sistemas para otimização de rotas são outros recursos que ajudam a reduzir o desperdício e, naturalmente, reforçam práticas ambientalmente responsáveis. 

3. Soluções da nstech: transformando a cadeia de suprimentos verde 

A tecnologia e as inovações na logística ecológica existem e estão disponíveis. O problema é que, em muitos casos, as soluções utilizadas pelas empresas não estão integradas, o que reduz o potencial de resultados. 

A nstech – mais completa plataforma open logistics do mundo – tem soluções tecnológicas totalmente integradas e capazes de revolucionar a gestão logística e o transporte de cargas. 

A empresa não só ajuda a cadeia de suprimentos verde, como também dá o exemplo: no final de 2022 conquistou o selo “ESG Seal Sustainable Business” – concedido a companhias que oferecem benefícios sociais, ambientais e atuam na construção de um sistema econômico mais inclusivo e regenerativo para pessoas e para o planeta. 

As soluções da nstech ajudam a resolver problemas relacionados à poluição e à segurança, contribuindo, por exemplo, com a redução de acidentes com vítimas. Há ainda softwares com foco na prevenção de roubo de cargas e na capacitação dos profissionais, ferramentas para avaliar o desempenho da frota e o consumo de combustível, além de módulos de produtos que conseguem, por exemplo, estimar a pegada de carbono de um frete específico. 

Desafios na adoção de tecnologias na cadeia de suprimentos 

Os resultados das práticas sustentáveis na logística envolvem a superação de desafios, a mudança de postura, o investimento em tecnologias e o entendimento de que, para tornar a cadeia de suprimentos mais “verde”, é preciso integrar os sistemas existentes, fazer um bom planejamento e vencer resistências à mudança. 

Os principais desafios que as empresas enfrentam na hora de implementar novas tecnologias na operação logística são: 

  • Cultura organizacional tradicional e pouco envolvimento da alta direção na tomada de decisões em prol da logística verde. 
  • Dificuldade para identificar parceiros especialistas em soluções tecnológicas para a empresa. 
  • Pouca integração entre os sistemas e as ferramentas utilizadas, causando retrabalhos e erros. 
  • Crises financeiras que levam ao adiamento dos investimentos em tecnologia ou à necessidade de investimentos considerados mais urgentes, como renovação da frota, contratação de equipe e manutenção de equipamentos. 
  • Profissionais sem o treinamento e a qualificação adequada para explorar o potencial máximo da tecnologia, reduzindo os efeitos positivos que ela pode trazer ao negócio. 
  • Pouca visão de futuro, dificuldade para analisar e prever tendências, falta de atenção às demandas do mercado ou ao comportamento dos consumidores. 

Futuro da logística verde na cadeia de suprimentos 

Investir em tecnologia na cadeia de suprimentos traz benefícios econômicos, ambientais e sociais. Alguns retornos são perceptíveis a curto ou médio prazo, mas os resultados do investimento se perpetuam também a longo prazo. Ou seja, não é um investimento com vida útil limitada. 

Como a preocupação com a sustentabilidade tem crescido em todo o mundo, é certo que a logística verde é um caminho sem volta e que a tecnologia vai moldar o futuro para uma cadeia de suprimentos mais sustentável. 

A logística verde é a melhor forma de as empresas demonstrarem sua responsabilidade social. A lista de benefícios para quem investe em tecnologias focadas em sustentabilidade incluem: 

  • Redução de custos, controle de desperdícios e economia de recursos ou insumos. 
  • Rotas otimizadas, com viagens mais curtas, mais seguras e com menor emissão de gases poluentes. 
  • Melhoria na agilidade, produtividade e qualidade das entregas, com clientes mais satisfeitos. 
  • Gestão eficiente de estoques, menor desperdício de materiais, redução de perdas e melhor gestão do transporte de cargas e dos fretes, evitando viagens desnecessárias. 
  • Otimização do uso de embalagens e melhoria na gestão dos resíduos, reciclagem e descarte. 
  • Aumento na satisfação dos clientes e ganhos em credibilidade e reputação da marca. 
  • Segurança jurídica e garantia de atuação em conformidade com a lei, evitando multas, interrupção de atividades e retenção de cargas. 
  • Melhoria da imagem da empresa e sucesso em auditorias, certificações e programas como ESG. 

Como adotar a logística verde na cadeia de suprimentos e no transporte de cargas? 

Para colocar em prática a logística verde é fundamental investir em tecnologias inovadoras, que melhorem a eficiência e a sustentabilidade na cadeia de suprimentos. 

A IoT, as ferramentas de análise de dados, sensores, sistemas de monitoramento, rastreamento, roteirização, gestão de estoques, prevenção de acidentes e outras soluções são excelentes ferramentas para quem deseja fazer a diferença e aumentar a competividade. 

Transportes, embarcadores e operadores logísticos são decisivos nesse processo e devem explorar as soluções tecnológicas disponíveis.  

Do empacotamento e uso de embalagens biodegradáveis a entregas mais eficientes, passando pela redução no desperdício de materiais, uso consciente dos recursos, manutenção adequada de equipamentos e frotas, roteirização inteligente, redução no consumo de combustíveis, diminuição da emissão de CO2, reaproveitamento de materiais e cuidado no descarte de resíduos, tudo pode ser aprimorado com o uso de tecnologia. 

A nstech tem mais de 200 soluções integradas para tornar a cadeia de suprimentos muito mais eficiente, econômica e ecológica. 

Fale agora com um especialista e conheça as melhores tecnologias para a logística verde. 

A eficiência que sua operação precisa

Conheça centenas de soluções que garantem eficiência, rentabilidade, segurança e sustentabilidade.