Publicações da nstech sobre tecnologia, logística e mobilidade para um futuro melhor

CATEGORIAS

VER TODOS OS POSTS

Cases de Sucesso

VER TODOS

Negócios e Cultura

VER TODOS

Segurança

VER TODOS

Sustentabilidade

VER TODOS

Tecnologia e Inovação

VER TODOS

Todos

VER TODOS

Transporte e Logística

VER TODOS

7 lições que aprendemos no nsinnovation em 2022

Tecnologia e InovaçãoTodosTransporte e Logística

Escrito por nstech

A inovação está ditando os rumos da logística e da mobilidade. Para acompanhar o ritmo, o transporte rodoviário de cargas e de passageiros precisa investir em novas tecnologias, seguindo as tendências do setor.

O futuro da logística e da mobilidade passa pela transformação digital no transporte e, neste contexto, outros grandes temas ganham relevância, como a importância das soluções integradas end-to-end, fortalecimento do e-commerce e last mile, tecnologias voltadas à prevenção de acidentes, conexão entre os serviços de transporte de passageiros etc.

Para debater todos estes assuntos, a nstech promoveu o nsinnovation, um evento que reuniu alguns dos executivos mais influentes do país no setor de logística e mobilidade. O resultado? Sete grandes ensinamentos que você confere agora.

Aproveite a leitura!

1. Soluções integradas para logística tornam as empresas mais lucrativas

Em um cenário de crescente diversidade e enorme quantidade de soluções tecnológicas disponíveis para a gestão de operações logísticas, conseguir explorar ao máximo todos os recursos é um desafio. Por isso, a integração se torna fundamental à utilização efetiva dos sistemas contratados.

Uma integração segura, ágil e simplificada reduz os custos transacionais e de gestão, além de reduzir os erros de lançamentos e de análises. Além disso, com os dados gerados de forma integrada fica mais fácil tomar decisões assertivas.

Na gestão da cadeia de suprimentos, o conceito de plataforma de soluções ainda é novo, mas é algo que vem amadurecendo rapidamente, principalmente se considerados os ganhos potenciais desta estruturação: modelo “plug ‘n play” de soluções, segurança de dados, integração simples e rápida e confidencialidade dos dados transacionados.

2. Transformação digital garante vantagens para transportadores de carga

A transformação digital da logística é uma jornada contínua, da qual todas as empresas devem fazer parte, independentemente do porte, faturamento, abrangência ou complexidade das atividades.

O nível de utilização dos sistemas atualmente implementados nas empresas – sejam de gestão, planejamento ou otimização – é baixo. Muitas funcionalidades ainda não são exploradas e muitas atividades seguem realizadas por fora do sistema, em planilhas ou sistemas legados (que já ficaram obsoletos nas rotinas da empresa.)

A dica é estruturar uma jornada de transformação digital, o que envolve entender o estágio de maturidade digital e, a partir disso, estabelecer um plano claro de trabalho.

Essa jornada deve ser contínua, precisa do apoio e engajamento da alta liderança e deve alcançar todos os colaboradores, parceiros e fornecedores envolvidos nas atividades logísticas.

3. RoadSafe e tecnologias ajudam a zerar acidentes no transporte de cargas

O Brasil precisa, urgentemente, reduzir os acidentes e as mortes nas estradas, muitos deles com o envolvimento de veículos de transporte de carga.

O mercado tem apresentado soluções de tecnologia que aumentam a segurança na condução dos veículos, auxiliam o motorista com informações a respeito do que ocorre ao redor e monitoram fadiga e comportamentos não-seguros dos motoristas.

Quanto melhores as condições de trabalho do motorista, menores os riscos de acidentes. Menores também serão os prejuízos e os custos diretos e indiretos ligados aos acidentes com veículos de carga, como perda da carga, ruptura do nível de serviço, manutenção do veículo e afastamento do motorista.

Investir em segurança traz ganhos financeiros reais, além de ser ponto crucial na agenda ESG em todos os três aspectos – social (pessoas e comunidades), governança (controle e gestão) e sustentabilidade (impactos ao meio ambiente).

4. Soluções end-to-end otimizam as operações de embarcadores

As empresas embarcadoras têm operações cada vez mais complexas, que exigem uma gestão coordenada dos diferentes fornecedores, clientes, regiões de atendimento, canais de venda e distribuição etc.

Neste contexto, a visibilidade ponta-a-ponta é decisiva para uma gestão eficiente e proativa, que entregue um serviço confiável e de mais qualidade aos clientes a custos competitivos.

Com ampla visibilidade em todas as fases da operação logística, as empresas aumentam as oportunidades de sinergia interna e com outros players.

Além disso, as soluções end-to-end garantem que os processos estejam sempre em linha com a regulamentação vigente. E mais: com elas, o planejamento de ações futuras pode ser feito com maior agilidade e assertividade.

5. Soluções financeiras sob medida aumentam a eficiência do cliente

O mercado de soluções financeiras baseadas em tecnologia, as fintechs, cresce em diferentes segmentos, inclusive na logística.

Gestão de fluxo de caixa, controle e antecipação de recebíveis, obtenção de linhas de crédito e planejamento financeiro são algumas das funcionalidades que o mercado de prestadores de serviços logísticos, especialmente transportadoras e autônomos, tanto precisam.

Com margens pequenas e exigências crescentes de nível de serviço, as soluções financeiras garantem melhor gestão e negócios mais saudáveis.

Entre as vantagens estão:

  • Agilidade no prazo de recebimento, incluindo tecnologia para comprovação de entrega – ponto essencial para processo de pagamento.

  • Redução de passivos por meio de controle contínuo e transparente das despesas.

  • Apoio a autônomos na gestão financeira, garantindo maior fidelização dos melhores prestadores de serviço e também capacidade destes em renovar seus equipamentos.

6. Uso de tecnologia facilita gestão do e-commerce e operações last mile pós-pandemia

Ao longo dos quase três anos de pandemia, o crescimento dos volumes transacionados em canais online foi crescente, assim como o aumento da base de clientes nestes canais.

Com a adesão dos consumidores ao comércio eletrônico, as empresas tiveram de fazer adaptações em suas cadeias de abastecimento. Tudo para garantir atendimento rápido, confiável e a custos competitivos.

Muitas empresas não atuavam nesse nicho de mercado antes da pandemia, tiveram de rever seus processos e se reinventar.

O uso de tecnologia nos canais digitais é determinante para a ampla rastreabilidade dos pedidos, tanto para embarcadores quanto para os clientes. É também essencial para acessar diferentes ofertas de prestadores de serviços logísticos e escolher o melhor deles, considerando aspectos como custo, prazo, perfil de carga e confiabilidade.

Ou seja, as soluções de tecnologia ajudam a suportar, de forma fluida e integrada, a efetiva oferta omnichannel.

7. Mobilidade elétrica já é realidade no transporte coletivo

A eletromobilidade é uma tendência mundial e, como tal, tem influência nas leis e no planejamento das empresas brasileiras. Além de estar mais alinhada aos conceitos ESG e à preocupação das empresas com a modernização do serviço de transporte de passageiros, tornou-se uma exigência legal em cidades como São Paulo.

Não há como negar que o fortalecimento dos conceitos de sustentabilidade e a chegada de novas tecnologias vão tornar as empresas de transporte de passageiros mais modernas e eficientes, principalmente do ponto de vista da qualidade do serviço.

Ainda que sejam veículos mais caros do que os convencionais, os ônibus elétricos trazem uma série de vantagens para empresas, passageiros e cidades. As principais são:

  • Redução do índice de quebras, falhas mecânicas e paradas para manutenção.

  • Melhoria do nível de qualidade e confiabilidade do serviço oferecido aos passageiros.

  • Sinergia com os conceitos ESG e sustentabilidade, com redução na emissão de gases poluentes e ganhos para o meio ambiente.

  • Oferta de um sistema de transporte limpo, com redução da poluição atmosférica e melhoria das condições de saúde pública.

  • Viagens mais silenciosas, menos solavancos e mais estabilidade.

  • Possibilidade de desenvolver projetos customizados, adequados a cada tipo de operação, perfil da empresa, distâncias percorridas etc.

nstech, o maior ecossistema de inovação

Colocar todos os aprendizados do nsinnovation em prática requer o suporte de especialistas. A nstech é um deles.

O mais completo ecossistema de tecnologia para logística e mobilidade do mundo oferece mais de 100 soluções completas e modulares capazes de sanar as dores de todos os elos da cadeia.

Além de contribuir para que as operações sejam mais eficientes, seguras e sustentáveis, a plataforma também agiliza a digitalização e a integração de sistemas.

Se você quer conhecer todas as soluções que a nstech oferece, fale agora com um especialista.

Você também pode conferir o nsinnovation na íntegra. Acesse o webinar e fique atualizado sobre todas as tendências da cadeia logística e de mobilidade.

A eficiência que sua operação precisa

Conheça centenas de soluções que garantem eficiência, rentabilidade, segurança e sustentabilidade.