Publicações da nstech sobre tecnologia, logística e mobilidade para um futuro melhor

CATEGORIAS

VER TODOS OS POSTS

Cases de Sucesso

VER TODOS

Negócios e Cultura

VER TODOS

Segurança

VER TODOS

Sustentabilidade

VER TODOS

Tecnologia e Inovação

VER TODOS

Todos

VER TODOS

Transporte e Logística

VER TODOS

Motz emite documentação de transportes em no máximo 5 minutos com solução da KMM

Cases de SucessoTodos

Escrito por nstech

Gerenciar 50 mil viagens/mês com apenas sete pessoas, emitir a documentação em 5 minutos e saltar de um único cliente para mais de 50 em um ano. Foi isso o que a Motz Transportadora conseguiu ao adotar soluções da KMM – empresa do ecossistema nstech, a maior plataforma open logistics do mundo.

Criada para atender operações inbound e outbound das mais de 100 fábricas da Votorantim, a Motz percebeu a oportunidade de ampliar os negócios e utilizar a expertise que já tinha para prestar serviços a outros setores.

A estratégia segmentou o faturamento e potencializou a receita com a ajuda da KMM. Atualmente, a Motz mantém uma base com mais de 20 mil motoristas e faz em torno de 600 mil viagens por ano.

Graças ao uso da tecnologia, a transportadora consegue gerenciar os processos e emitir, em média, 50 mil documentos por mês (lotação e não fracionado) com uma equipe enxuta e centralizada.

Desafios a serem vencidos pela Motz

A parceria com a KMM começou logo que a Motz mapeou os ajustes necessários para viabilizar sua entrada em um novo mercado: o de transportes para outros segmentos. Um dos desafios era a falta de expertise para estruturar todos os processos voltados à nova atividade, já que a empresa nasceu dentro da Votorantim.

O alto volume de operações projetado para um time operacional pequeno e a necessidade de automatizar os processos foram outros gaps identificados pela empresa, que tinha dificuldades para liberar o veículo e emitir a NF da carga simultaneamente.

Ter um hub para integrar sistemas como SAP, GR, IPEF, averbação e gestão de motoristas fez aumentar a lista de demandas. Para completar, a Motz precisava de uma empresa especialista na gestão de transportes e, principalmente, que fosse capaz de cumprir o curto prazo definido para o projeto – apenas 30 dias.

Como a KMM deu suporte à Motz

Para garantir o sucesso do projeto com a Motz, a KMM utilizou sua experiência de mais de 25 anos no desenvolvimento de soluções voltadas à gestão de transporte.

Depois de receber a consultoria para a estruturação do time de operações e de implementar as soluções tecnológicas da KMM, a Motz passou a contar com:

1. Emissão automática da documentação, com tempo médio de 4 a 5 minutos entre a chegada da nota e a liberação do último documento.

2. Integração da transportadora com o sistema SAP da Votorantim, potencializando a troca de informações.

3. Mais agilidade e segurança nos processos operacionais.

4. Tecnologia para facilitar o relacionamento com o cliente e com os motoristas.

5. Viabilidade, via tecnologia, para que a Motz atendesse a outros clientes e segmentos do mercado e não apenas a Votorantim.

Excelentes resultados em pouco tempo

Consolidada como uma transportadora digital, a Motz já comemora os bons resultados do projeto desenvolvido com o suporte da KMM.

  • 50 mil viagens/mês com sete pessoas no time.
  • 5 minutos, em média, para a emissão da documentação de transporte.
  • Ampliação do negócio e prestação de serviços às áreas de cimento, mineradoras e agronegócio.
  • Segmentação no faturamento e crescimento de um único cliente (Votorantim) para mais de 50 novos clientes em um ano.
A eficiência que sua operação precisa

Conheça centenas de soluções que garantem eficiência, rentabilidade, segurança e sustentabilidade.