Publicações da nstech sobre tecnologia, logística e mobilidade para um futuro melhor

CATEGORIAS

VER TODOS OS POSTS

Cases de Sucesso

VER TODOS

Negócios e Cultura

VER TODOS

Segurança

VER TODOS

Sustentabilidade

VER TODOS

Tecnologia e Inovação

VER TODOS

Todos

VER TODOS

Transporte e Logística

VER TODOS

Como o Magalu agilizou as entregas com o roteirizador da nstech

Cases de SucessoTodos

Escrito por nstech

Reconhecida por ter a entrega mais rápida do Brasil, a Magalu é uma plataforma digital de varejo que reúne mais de 300 mil sellers, indústrias e varejistas de diversos tamanhos, origens e especialidades. Em 2022, a soma das vendas feitas pela Magalu (online e offline) superou R$ 60 bilhões.

Com mais de 1,3 mil lojas físicas em 20 estados e 13 mil motoristas, a Magalu precisou automatizar a roteirização, garantindo assim mais excelência e agilidade nas entregas.

Para resolver o desafio e fazer jus ao status de e-commerce que mais cresce no Brasil, a empresa contou com a ajuda valiosa da RoutEasy – empresa do ecossistema nstech, a maior plataforma open logistics do mundo.

A união de duas gigantes não poderia ter surtido resultados melhores: a roteirização da Magalu, que levava horas para ser feita manualmente pelo time logístico, passou a ser finalizada em 8 minutos com a solução implementada pela RoutEasy.

Desafios do Magalu

Com cinco pessoas atuando por 3 horas simultâneas na roteirização das viagens, a Magalu enfrentava um imenso gargalo em suas operações logísticas. A roteirização manual era demorada, as rotas eram desenhadas uma a uma e o tempo para input dos arquivos demorava cerca de 20 minutos.

Enquanto isso, os motoristas ficavam parados aguardando as informações sobre o roteiro. O tempo necessário para cada roteirização – cerca de 3 horas – gerava impactos na produtividade, no volume, nos prazos e nas rotinas do CD. A situação se agravava em épocas como a Black Friday.

E foi motivada, justamente, pelo volume de entregas da Black Friday que a Magalu decidiu reverter a situação e modernizar o processo. A solução veio com a parceria da RoutEasy, que automatizou e otimizou toda a roteirização.

Agilidade na implantação do novo sistema

A Magalu sabia exatamente o que queira: roteirizar as entregas sem divisão por cluster e região, com rotas consolidadas e o mínimo de cruzamentos possíveis.

A RoutEasy aceitou o desafio e, com o sistema de roteirização automatizado, o trabalho que levava horas passou a ser feito em apenas 8 minutos. A implantação também foi feita em tempo recorde: 5 bases em dez dias, sem registros de problemas técnicos.

O projeto, realizado durante a pandemia, trouxe outro desafio: todo o processo precisou ser feito remotamente, com rollout agilizado e processos bem alinhados. O resultado não poderia ser melhor.

Atualmente, duas pessoas atuam no suporte à roteirização, já que todo o processo é automatizado. Com o uso da tecnologia da RoutEasy, a capacidade de entrega do Magalu aumentou e o nível de serviço foi aperfeiçoado, melhorando ainda mais a satisfação dos clientes.

A eficiência que sua operação precisa

Conheça centenas de soluções que garantem eficiência, rentabilidade, segurança e sustentabilidade.