Publicações da nstech sobre tecnologia, logística e mobilidade para um futuro melhor

CATEGORIAS

VER TODOS OS POSTS

Cases de Sucesso

VER TODOS

Negócios e Cultura

VER TODOS

Segurança

VER TODOS

Sustentabilidade

VER TODOS

Tecnologia e Inovação

VER TODOS

Todos

VER TODOS

Transporte e Logística

VER TODOS

Logística verde: vantagens econômicas e ecológicas

SustentabilidadeTecnologia e InovaçãoTodos

Escrito por nstech

logistica-verde-vantagens-economicas-e-ecologicas

O tema sustentabilidade está em alta, influenciando o comportamento dos consumidores e a postura das empresas. A logística verde é um exemplo. Diante da pressão por produtos e serviços mais amigáveis com o meio ambiente, a cadeia de suprimentos se viu obrigada a repensar as estratégias. 

No setor logístico, incluindo o transporte de cargas, já existem políticas e práticas focadas na redução do impacto ambiental. Muito mais do que uma ferramenta para o marketing, a logística verde é essencial para o futuro do planeta e das empresas. 

Além de corresponder às expectativas dos clientes e cumprir determinações legais, as práticas ambientalmente responsáveis melhoram a reputação das empresas, reduzem custos e mantêm a competitividade. 

Quer saber mais sobre as vantagens econômicas da logística sustentável? Este artigo é para você. Aproveite a leitura!  

Importância da sustentabilidade na logística

Para ver a empresa crescer, é preciso pensar a longo prazo e conciliar o negócio com a preservação dos recursos naturais. Afinal, sem poupar recursos naturais, reduzir poluentes, tratar resíduos e investir em tecnologias limpas, muito em breve as empresas perderão lugar no mercado. 

Impacto ambiental na logística convencional 

O ser humano gera uma série de impactos no meio ambiente. O setor logístico também. A indústria utiliza recursos naturais, gera toneladas de resíduos e está entre os principais emissores de gases do efeito estufa. 

O vai-e-vem de caminhões nas estradas piora a qualidade do ar e a pegada de carbono (índice que calcula a emissão de CO2 de cada pessoa, evento ou empresa) está acima do ideal no Brasil. A logística tradicional não se sustenta mais e precisa adotar medidas urgentes para: 

  • reduzir a emissão de gases do efeito estufa, 
  • economizar água e energia elétrica, 
  • fazer a gestão dos resíduos e reciclagem, 
  • diminuir o uso de embalagens e melhorar a logística reversa, 
  • utilizar combustíveis menos poluentes,  
  • usar racionalmente suprimentos e recursos naturais, 
  • investir em inovação e tecnologia na logística verde. 

Entrando no conceito de logística verde 

A logística verde, ecologística ou logística sustentável é um conjunto de medidas, estratégias, ações e políticas que equilibram os interesses econômicos das empresas e a preservação do meio ambiente. 

Como? Com ações sustentáveis nos processos de fabricação de produtos e no transporte das cargas. Ou seja, a logística verde não ignora os lucros. Ela melhora a gestão dos recursos e reduz os custos. 

Para obter bons resultados com práticas ambientalmente responsáveis na cadeia de suprimentos é preciso: 

  • controlar a pegada de carbono (reduzindo as emissões de CO2),  
  • conter a poluição (sonora, ar, solo e água),  
  • fazer uso racional dos recursos,  
  • destinar corretamente as embalagens e os resíduos,  
  • controlar a emissão de gases provenientes da queima de combustíveis da frota, 
  • investir em inovação e tecnologias limpas, 
  • reduzir os acidentes no transporte de cargas, 
  • conscientizar colaboradores, parceiros e fornecedores sobre a importância da logística verde, 
  • transformar o discurso de preservação ambiental em prática diária. 

Tecnologia na Logística Verde: catalisadora da eficiência 

A tecnologia, a inovação e a mudança de antigas práticas tornam a logística muito mais sustentável e eficiente.  

Papel da tecnologia na sustentabilidade da logística 

Pode parecer difícil implementar a sustentabilidade na logística, mas os avanços tecnológicos facilitam essa tarefa. Muito mais do que “estar na moda”, as empresas que investem em tecnologia têm ganhos reais em sustentabilidade. 

Existem inúmeras soluções inteligentes e perfeitas para tornar a logística verde uma realidade na cadeia de suprimentos.  

O uso de IoT (dispositivos conectados à internet), sistemas de rastreamento de cargas, monitoramento das viagens, gestão de frotas, prevenção de acidentes, monitoramento de temperatura, gerenciamento de estoque, logística reserva e manutenção preditiva da frota são alguns exemplos. 

Exemplos de inovações tecnológicas 

1. Rastreamento de cargas 

O uso de rastreadores ajuda a monitorar as operações de transporte e a localizar cargas e veículos em tempo real. Essa informação facilita o controle e o gerenciamento da frota e das entregas, aumenta a segurança e a transparência nas operações de transporte.   

2. Monitoramento da frota 

O sistema de monitoramento melhora a visibilidade nas operações de transporte e oferece dados sobre velocidade, desvio de rota, paradas inesperadas e atitudes suspeitas, auxiliando na gestão, no planejamento e na correção de problemas em tempo real.  

3. Sistemas de gestão de frotas 

Monitora diferentes aspectos, como consumo de combustível, desempenho dos motores e estado das peças. Facilita acompanhamento das operações de transporte e traz um panorama detalhado sobre produtividade, resultados, metas, desempenho da frota etc.  

4. Controle de temperatura 

Monitora a temperatura e envia alertas, de forma imediata, quando os parâmetros excedem o nível aceitável. Os danos aos produtos por falhas na temperatura durante o armazenamento e transporte geram desperdícios e prejuízos. 

5. Gestão de armazéns 

Na logística verde, o gerenciamento dos estoques e armazéns é uma tarefa importante. Sensores ou códigos em cada item e sistemas de controle de entrada e saída das mercadorias evitam excesso ou faltas de produtos e torna a previsão de demandas mais precisa. 

6. Manutenção preditiva 

Os sensores e softwares de manutenção preditiva oferecem uma série de informações sobre as condições dos veículos. Até a forma como os caminhoneiros dirigem pode antecipar ou prolongar a vida útil das peças. Com essa tecnologia, as empresas reduzem os custos com manutenção corretiva e aumentam a eficiência da frota. 

7. Sistemas de roteirização 

Os roteirizadores ajudam no planejamento das viagens, definem a ordem das entregas, reduzem custos com pedágios e pernoites, ajudam a encontrar fretes de retorno e reduzem o consumo de combustível e as emissões de CO2 da frota. 

8. Plataformas de capacitação e prevenção de acidentes 

Profissionais treinados ajudam a reduzir os impactos ambientais negativos no transporte de cargas. Primeiro, porque motoristas hábeis evitam o desgaste prematuro de peças e o consumo excessivo de combustíveis. Segundo, porque se envolvem em menos acidentes, tombamentos e derramamento de cargas. 

Transporte de cargas sustentável: reduzindo emissões e custos 

O setor de transportes é um dos principais responsáveis pela poluição do ar. A emissão de CO2, óxidos nitrosos e partículas poluentes contribui para o aquecimento global. Além disso, o transporte “queima” a maior parte do petróleo do mundo. 

Empresas preocupadas com a sustentabilidade na logística não podem negligenciar isso e precisam buscar alternativas para reduzir as emissões e os custos. 

Desafios do transporte de cargas convencional 

O transporte de cargas tradicional – que não se preocupa com as condições da frota, emissão de CO2, derramamento de cargas e vidas colocadas em risco no caso de acidentes – está com os dias contados. 

Controlar a emissão de poluentes, o consumo excessivo de combustível e melhorar a mobilidade (reduzindo os congestionamentos e os acidentes de trânsito) são os principais desafios no transporte de cargas convencional. 

Alternativas sustentáveis no transporte de cargas 

A evolução indústria automobilística está alinhada aos conceitos da logística verde. O uso de veículos menos poluentes, combustíveis ecológicos e outros modais de transporte de cargas são alguns exemplos. 

1. Caminhões elétricos 

Embora sejam mais caros do que os veículos com motor a diesel, os custos operacionais das frotas elétricas podem ser 65% menores em relação aos caminhões tradicionais. Ou seja, é possível recuperar o investimento em alguns anos, reduzir os gases de efeito estufa, contribuir no controle do aquecimento global, gerar menos ruídos e garantir o equilíbrio do planeta. 

2. Gás natural 

Além dos caminhões elétricos como alternativa para reduzir o consumo de óleo diesel, o uso de gás natural reduz as emissões de dióxido de carbono em 20%, de material particulado em 84%, de óxido de nitrogênio em 70% e monóxido de carbono em 37%. 

3. Transporte ferroviário 

O modal ferroviário é um meio de transporte ecológico porque reduz a emissão de poluentes, já que opera com biodiesel, um combustível mais limpo. Além disso, a construção de ferrovias tem impacto ambiental 2,5 vezes menor se comparada às rodovias.  

Outras vantagens são a capacidade de carga bem maior em uma única viagem, inexistência de pedágios, baixo custo de manutenção e menores índices de acidentes. 

Vantagens econômicas da adoção da logística verde 

1. Redução de custos operacionais a longo prazo 

É comum as empresas acharem o investimento em logística verde muito alto, mas as práticas ambientalmente responsáveis valem a pena. As inovações na logística ecológica podem ser feitas gradativamente e os resultados, reinvestidos em novas ações.  

O uso de tecnologia na logística verde é uma excelente estratégia, já que existem soluções para reduzir riscos, monitorar o transporte de carga, controlar os custos e aumentar a produtividade da frota. 

Fazer a logística reversa é muito mais barato do que pagar multas ou impostos sobre resíduos. Investir na roteirização torna as viagens mais econômicas porque encurta distâncias e economiza combustível. Isso vale para os sistemas de gestão de frota e gestão da manutenção, que levam à economia nos gastos com reparos nos caminhões. 

2. Atratividade para os consumidores e parceiros de negócios 

Outra vantagem da logística verde é a melhoria da reputação da empresa. Um levantamento da Aberje mostra que mais de 70% das empresas adotam a sustentabilidade para reforçar sua imagem no mercado. 

Isso porque a demanda dos consumidores por marcas sustentáveis é cada vez maior. O relatório IBM Research Insights revela que 44% dos consumidores escolhem produtos com base em seus valores pessoais.  

Para esses clientes, a forma como as empresas lidam com emissão de carbono, gestão de resíduos, reutilização e reciclagem de embalagens ou redução no consumo de energia e água faz toda a diferença. Segundo a Forbes, 68% dos consumidores compram produtos ou contratam serviços de empresas comprometidas com a sustentabilidade. 

Integração da logística verde na cadeia de suprimentos 

Veja como é possível integrar todos os elos da cadeia de suprimentos e fortalecer o conceito de logística verde: 

1. Colaboração sustentável na cadeia de suprimentos 

Se os clientes são exigentes, as empresas precisam fortalecer parcerias com fornecedores e prestadores de serviço alinhados com o tema sustentabilidade. A adoção da logística verde requer a colaboração de todos os elos da cadeia de suprimentos. 

Isso porque não basta a indústria investir em inovação na logística ecológica se transportadores não fizerem uso de tecnologias que tornem o transporte de carga sustentável também. 

A integração entre embarcadores, transportadores e operadores logísticos é necessária para potencializar os benefícios econômicos e ambientais da logística verde. Juntos, fica mais fácil reduzir o desperdício, economizar recursos e melhorar a imagem do setor, de uma ponta à outra. 

2. Implementando a Logística Verde: desafios e oportunidades 

Alguns desafios precisam ser vencidos para que os resultados da logística verde apareçam.  

Um deles é o investimento inicial, apontado como um obstáculo na implantação da logística verde. Muitas empresas têm dificuldades de enxergar o retorno deste investimento, mas além de reduzir custos e riscos, ele atrai novos clientes e investidores. 

Envolver os colaboradores, parceiros, fornecedores e mudar a cultura organizacional é outra dificuldade que pode ser vencida com comunicação clara e mudanças nos processos.  

Fazer a gestão dos programas de sustentabilidade logística, buscar parceiros que ofereçam tecnologia ou inovações na logística ecológica e contratar sistemas que tragam visibilidade e informações para o acompanhamento da nova estratégia também são desafios – mas todos podem ser superados se você seguir as dicas que trouxemos neste artigo. 

Soluções integradas para a logística verde 

Como vimos, a logística sustentável traz vantagens econômicas, sociais e ambientais. O uso de tecnologia na logística verde reduz os riscos nas operações, previne acidentes, melhora a gestão do combustível, torna as rotas mais inteligentes, controla a emissão de gases poluentes, estimula a logística reversa, melhora a reputação da empresa e abre oportunidade para novos negócios. 

Ao consumir menos energia, água, combustível, materiais e insumos, fazer a reciclagem, adotar medidas de educação ambiental e controlar a manutenção preventiva da frota, as empresas evitam o desperdício e têm menos prejuízos, tornando-se mais lucrativas e “verdes”. 

Quem entende as vantagens econômicas e ambientais da logística verde, certamente já sabe que precisará investir em inovação e tecnologia. Mas isso é fácil.  

A nstech – maior plataforma open logistics do mundo – tem mais de 200 soluções totalmente integradas para que as práticas sustentáveis sejam rapidamente incorporadas na rotina de transportes, embarcadores e operadores logísticos. 

Conheça o portfólio da nstech.

A eficiência que sua operação precisa

Conheça centenas de soluções que garantem eficiência, rentabilidade, segurança e sustentabilidade.