{"id":1516,"date":"2023-11-08T16:41:17","date_gmt":"2023-11-08T19:41:17","guid":{"rendered":"https:\/\/blog.nstech.com.br\/?p=1516"},"modified":"2023-11-08T16:41:29","modified_gmt":"2023-11-08T19:41:29","slug":"maior-terminal-de-graos-da-america-latina-usa-solucao-da-nstech-para-aprimorar-operacao-logistica","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/blog.nstech.com.br\/maior-terminal-de-graos-da-america-latina-usa-solucao-da-nstech-para-aprimorar-operacao-logistica\/","title":{"rendered":"Maior terminal de gr\u00e3os da Am\u00e9rica Latina usa solu\u00e7\u00e3o da nstech para aprimorar opera\u00e7\u00e3o log\u00edstica"},"content":{"rendered":"

Imagine uma opera\u00e7\u00e3o log\u00edstica do setor de gr\u00e3os que atenda a aproximadamente 2 mil ve\u00edculos por dia em per\u00edodo de safra e que seja respons\u00e1vel pelo carregamento de 500 vag\u00f5es por dia, em m\u00e9dia. Essa \u00e9 a realidade no maior terminal de gr\u00e3os da Am\u00e9rica Latina.<\/p>\n

Com 15 pontos de descarregamento rodovi\u00e1rio (moegas), 3 linhas de carregamento ferrovi\u00e1rio e capacidade de armazenamento est\u00e1tica de 150 mil toneladas, o Terminal Ferrovi\u00e1rio de Rondon\u00f3polis \u00e9 respons\u00e1vel por escoar quase 10% do total da produ\u00e7\u00e3o nacional de gr\u00e3os.<\/p>\n

Com uma opera\u00e7\u00e3o deste porte e tamanho complexidade, a Rumo se viu obrigada a buscar solu\u00e7\u00f5es para superar uma s\u00e9rie de desafios log\u00edsticos. O suporte veio da KMM \u2013 empresa que integra a nstech, a maior plataforma open logistics do mundo.<\/p>\n

Principais desafios da Rumo<\/h2>\n

Para atender com mais efici\u00eancia os produtores brasileiros, a Rumo escolheu as solu\u00e7\u00f5es tecnol\u00f3gicas desenvolvidas pela KMM. A empresa \u00e9 especialista em sistemas para gest\u00e3o de transportes, armaz\u00e9ns e p\u00e1tios.<\/p>\n

Uma das necessidades do Terminal Ferrovi\u00e1rio de Rondon\u00f3polis era aumentar a confiabilidade, reduzir os riscos de fraude e melhorar o processo de identifica\u00e7\u00e3o dos ve\u00edculos nos pontos de opera\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

Outra dificuldade da empresa estava em controlar os ve\u00edculos por balan\u00e7a e moega. Com processos 100% manuais, a Rumo tinha um elevado risco de falhas e de mistura dos produtos.<\/p>\n

Al\u00e9m disso, o processo manual de marca\u00e7\u00e3o dos motoristas na fila aumentava o tempo de espera. O sistema pouco automatizado tamb\u00e9m obrigava o motorista a carregar toda a documenta\u00e7\u00e3o durante a opera\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

Na lista de desafios a serem vencidos no Terminal Ferrovi\u00e1rio de Rondon\u00f3polis estavam ainda a inefici\u00eancia nas opera\u00e7\u00f5es de pesagem e o elevado headcount.<\/p>\n

Estrat\u00e9gia da KMM para ajudar a Rumo<\/h2>\n

Para ajudar a Rumo a resolver os desafios no Terminal Ferrovi\u00e1rio de Rondon\u00f3polis, a KMM desenvolveu estrat\u00e9gias e forneceu solu\u00e7\u00f5es capazes de aperfei\u00e7oar a performance nas opera\u00e7\u00f5es de movimenta\u00e7\u00e3o de gr\u00e3os.<\/p>\n

A implanta\u00e7\u00e3o de um sistema de identifica\u00e7\u00e3o de ve\u00edculos por OCR (Optical Character Recognition) foi uma delas. Tamb\u00e9m foram instalados totens de autoatendimento com biometria facial para fazer a marca\u00e7\u00e3o do posicionamento dos motoristas na fila.<\/p>\n

Outras medidas:<\/strong><\/p>\n