Ser uma das líderes globais da indústria de alimentos exige a superação de inúmeros desafios, especialmente quando o transporte requer controle de temperatura, como é o caso dos produtos da JBS.
Com quase 70 anos de história e presença em mais 20 países, a multinacional tem um portfólio diversificado: de carnes in natura e congelados a pratos prontos para o consumo. Além disso, a JBS atua em negócios correlacionados, como couro, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, embalagens metálicas, transporte, gestão de resíduos e reciclagem.
Aprimorar a segurança das operações, reduzir os custos com gerenciamento de riscos e diminuir as perdas no transporte foram alguns dos desafios vencidos pela JBS com o suporte da Trafegus.
Integrante do ecossistema nstech – a mais completa plataforma open logistics do mundo -, a Trafegus se destaca por soluções de gerenciamento de risco e gestão logística. A parceria garantiu resultados significados às operações da JBS e melhorou as entregas de marcas reconhecidas como Friboi, Seara, Doriana, Swift, Pilgrim’s, Primo e outras.
Oportunidades de melhoria
Atenta aos problemas inerentes a uma operação de grande porte, a JBS identificou cinco pontos prioritários a serem resolvidos e encontrou na Trafegus a aliada perfeita para reduzir custos e aprimorar os serviços.
Entre os anseios da JBS estavam:
- Internalizar, em uma célula própria, o gerenciamento de risco, a gestão logística e o controle de temperatura para todas as empresas do Grupo JBS.
- Otimizar os processos, aumentar a segurança e reduzir os custos com GR, controle logístico e de temperatura – serviços até então realizados a um alto custo por empresas de mercado.
- Prestar serviços de gerenciamento de risco e gestão logística para terceiros, tornando-se uma gerenciadora de risco de mercado.
- Integrar, completamente, todos os sistemas com uma ferramenta capaz de fazer a unificação em uma única solução tecnológica.
- Centralizar todas as operações de controle de risco, logístico e temperatura, tornando o acompanhamento mais efetivo e com menor custo operacional.
Como resolver tudo isso?
A alternativa da JBS para resolver de forma efetiva suas demandas e implementar as inovações desejadas foi contar com um parceiro que tivesse a solução completa. A Trafegus assumiu esse papel e potencializou os resultados com seus sistemas modernos de Gerenciamento de Risco, Gestão Logística e Controle de Temperatura.
Como a Trafegus atuou:
Gerenciamento de risco
- Implantação e otimização do controle de gerenciamento de risco, desde a integração dos cadastros de veículos e de motoristas até as SMs, solicitações de monitoramento (viagens), checklist de equipamentos, controle das viagens em tempo real, automatização dos PGRs de acordo com as SLAs das companhias de seguro e garantia da execução dos procedimentos de risco e de segurança das cargas do Grupo JBS.
- Unificação de diferentes tecnologias de rastreamento em uma mesma plataforma.
- Integração de sistemas com empresas de vale-pedágio e serviços de consultas socioeconômicas.
- Prestação de serviços de consultoria para otimização dos fluxos e processos da célula interna de gerenciamento de risco.
Logística
- Implantação da Torre de Controle para acompanhamento logístico e visibilidade das operações, em tempo real e acessível a todas as unidades do Grupo.
- Controle ostensivo das operações de agronegócio, do início da cadeia de insumos à ponta final de distribuição, incluindo operações de transferência e entrega de ovos de matrizes em incubatórios, entrega de ração em granjas, itens de limpeza, embalagens, distribuição no varejo etc.
- Atendimento da transportadora JBS, via célula própria, a embarcadores externos (empresas fora do Grupo).
- Otimização sistêmica da operação – considerada extremamente complexa – com dedicação de horas mensais da JBS para a melhoria e o desenvolvimento de novos projetos, aumentando a visibilidade para clientes e empresas embarcadoras do Grupo.
- Integrações, via Webservice, para consumo de dados em diferentes plataformas internas e em outras Torres de Controle da operação logística do Grupo.
Controle de Temperatura
- Implantação da Torre de Controle de Temperatura com melhoria da visibilidade, em tempo real, em todas as operações do Grupo JBS que exigem esse controle.
- Melhoria da interação com motoristas para mitigação de perdas e redução de sinistros relativos à temperatura.
Vantagens da parceria da JBS com a Trafegus
Não foram poucos os benefícios obtidos nas operações do Grupo JBS após a contratação das soluções especializadas da Trafegus.
Os principais ganhos foram a redução da sinistralidade, melhoria de processos internos, ampliação da visibilidade end to end, acesso a dados em tempo real, internalização dos controles de gerenciamento de risco e redução dos custos de acompanhamento dos processos de GR e de gestão logística para todas as empresas do Grupo JBS.
Em números, os avanços ficam ainda mais claros:
- Mais de 3 mil viagens monitoradas todos os dias.
- Redução de 50% no custo operacional do gerenciamento de risco em comparação com o serviço oferecido por terceiros.
- Queda de 10% no índice de devolução de cargas por perda de temperatura.
- Visibilidade de todas as viagens, em uma única plataforma, para 100% das operações do Grupo JBS, embarcadores terceiros e prestadores de serviço.
- Salto no número de terminais monitorados: de 2 mil para 7,5 mil.