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JBS reduz custos e melhora a eficiência operacional com apoio da nstech

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Escrito por nstech

Ser uma das líderes globais da indústria de alimentos exige a superação de inúmeros desafios, especialmente quando o transporte requer controle de temperatura, como é o caso dos produtos da JBS.

Com quase 70 anos de história e presença em mais 20 países, a multinacional tem um portfólio diversificado: de carnes in natura e congelados a pratos prontos para o consumo. Além disso, a JBS atua em negócios correlacionados, como couro, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, embalagens metálicas, transporte, gestão de resíduos e reciclagem.

Aprimorar a segurança das operações, reduzir os custos com gerenciamento de riscos e diminuir as perdas no transporte foram alguns dos desafios vencidos pela JBS com o suporte da Trafegus.

Integrante do ecossistema nstech – a mais completa plataforma open logistics do mundo -, a Trafegus se destaca por soluções de gerenciamento de risco e gestão logística. A parceria garantiu resultados significados às operações da JBS e melhorou as entregas de marcas reconhecidas como Friboi, Seara, Doriana, Swift, Pilgrim’s, Primo e outras.

Oportunidades de melhoria

Atenta aos problemas inerentes a uma operação de grande porte, a JBS identificou cinco pontos prioritários a serem resolvidos e encontrou na Trafegus a aliada perfeita para reduzir custos e aprimorar os serviços.

Entre os anseios da JBS estavam:

  1. Internalizar, em uma célula própria, o gerenciamento de risco, a gestão logística e o controle de temperatura para todas as empresas do Grupo JBS.
  2. Otimizar os processos, aumentar a segurança e reduzir os custos com GR, controle logístico e de temperatura – serviços até então realizados a um alto custo por empresas de mercado.
  3. Prestar serviços de gerenciamento de risco e gestão logística para terceiros, tornando-se uma gerenciadora de risco de mercado.
  4. Integrar, completamente, todos os sistemas com uma ferramenta capaz de fazer a unificação em uma única solução tecnológica.
  5. Centralizar todas as operações de controle de risco, logístico e temperatura, tornando o acompanhamento mais efetivo e com menor custo operacional.

Como resolver tudo isso?

A alternativa da JBS para resolver de forma efetiva suas demandas e implementar as inovações desejadas foi contar com um parceiro que tivesse a solução completa. A Trafegus assumiu esse papel e potencializou os resultados com seus sistemas modernos de Gerenciamento de Risco, Gestão Logística e Controle de Temperatura.

Como a Trafegus atuou:

Gerenciamento de risco

  • Implantação e otimização do controle de gerenciamento de risco, desde a integração dos cadastros de veículos e de motoristas até as SMs, solicitações de monitoramento (viagens), checklist de equipamentos, controle das viagens em tempo real, automatização dos PGRs de acordo com as SLAs das companhias de seguro e garantia da execução dos procedimentos de risco e de segurança das cargas do Grupo JBS.
  • Unificação de diferentes tecnologias de rastreamento em uma mesma plataforma.
  • Integração de sistemas com empresas de vale-pedágio e serviços de consultas socioeconômicas.
  • Prestação de serviços de consultoria para otimização dos fluxos e processos da célula interna de gerenciamento de risco.

Logística

  • Implantação da Torre de Controle para acompanhamento logístico e visibilidade das operações, em tempo real e acessível a todas as unidades do Grupo.
  • Controle ostensivo das operações de agronegócio, do início da cadeia de insumos à ponta final de distribuição, incluindo operações de transferência e entrega de ovos de matrizes em incubatórios, entrega de ração em granjas, itens de limpeza, embalagens, distribuição no varejo etc.
  • Atendimento da transportadora JBS, via célula própria, a embarcadores externos (empresas fora do Grupo).
  • Otimização sistêmica da operação – considerada extremamente complexa – com dedicação de horas mensais da JBS para a melhoria e o desenvolvimento de novos projetos, aumentando a visibilidade para clientes e empresas embarcadoras do Grupo.
  • Integrações, via Webservice, para consumo de dados em diferentes plataformas internas e em outras Torres de Controle da operação logística do Grupo.

Controle de Temperatura

  • Implantação da Torre de Controle de Temperatura com melhoria da visibilidade, em tempo real, em todas as operações do Grupo JBS que exigem esse controle.
  • Melhoria da interação com motoristas para mitigação de perdas e redução de sinistros relativos à temperatura.

Vantagens da parceria da JBS com a Trafegus

Não foram poucos os benefícios obtidos nas operações do Grupo JBS após a contratação das soluções especializadas da Trafegus.

Os principais ganhos foram a redução da sinistralidade, melhoria de processos internos, ampliação da visibilidade end to end, acesso a dados em tempo real, internalização dos controles de gerenciamento de risco e redução dos custos de acompanhamento dos processos de GR e de gestão logística para todas as empresas do Grupo JBS.

Em números, os avanços ficam ainda mais claros:

  • Mais de 3 mil viagens monitoradas todos os dias.
  • Redução de 50% no custo operacional do gerenciamento de risco em comparação com o serviço oferecido por terceiros.
  • Queda de 10% no índice de devolução de cargas por perda de temperatura.
  • Visibilidade de todas as viagens, em uma única plataforma, para 100% das operações do Grupo JBS, embarcadores terceiros e prestadores de serviço.
  • Salto no número de terminais monitorados: de 2 mil para 7,5 mil.
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