Motz emite documentação de transportes em no máximo 5 minutos com solução da KMM
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Escrito por nstech
Imagine uma operação logística do setor de grãos que atenda a aproximadamente 2 mil veículos por dia em período de safra e que seja responsável pelo carregamento de 500 vagões por dia, em média. Essa é a realidade no maior terminal de grãos da América Latina.
Com 15 pontos de descarregamento rodoviário (moegas), 3 linhas de carregamento ferroviário e capacidade de armazenamento estática de 150 mil toneladas, o Terminal Ferroviário de Rondonópolis é responsável por escoar quase 10% do total da produção nacional de grãos.
Com uma operação deste porte e tamanho complexidade, a Rumo se viu obrigada a buscar soluções para superar uma série de desafios logísticos. O suporte veio da KMM – empresa que integra a nstech, a maior plataforma open logistics do mundo.
Para atender com mais eficiência os produtores brasileiros, a Rumo escolheu as soluções tecnológicas desenvolvidas pela KMM. A empresa é especialista em sistemas para gestão de transportes, armazéns e pátios.
Uma das necessidades do Terminal Ferroviário de Rondonópolis era aumentar a confiabilidade, reduzir os riscos de fraude e melhorar o processo de identificação dos veículos nos pontos de operação.
Outra dificuldade da empresa estava em controlar os veículos por balança e moega. Com processos 100% manuais, a Rumo tinha um elevado risco de falhas e de mistura dos produtos.
Além disso, o processo manual de marcação dos motoristas na fila aumentava o tempo de espera. O sistema pouco automatizado também obrigava o motorista a carregar toda a documentação durante a operação.
Na lista de desafios a serem vencidos no Terminal Ferroviário de Rondonópolis estavam ainda a ineficiência nas operações de pesagem e o elevado headcount.
Para ajudar a Rumo a resolver os desafios no Terminal Ferroviário de Rondonópolis, a KMM desenvolveu estratégias e forneceu soluções capazes de aperfeiçoar a performance nas operações de movimentação de grãos.
A implantação de um sistema de identificação de veículos por OCR (Optical Character Recognition) foi uma delas. Também foram instalados totens de autoatendimento com biometria facial para fazer a marcação do posicionamento dos motoristas na fila.
Outras medidas:
A parceria entre a Rumo e a KMM rendeu excelentes frutos. O tempo de identificação dos veículos na entrada do pátio de triagem caiu de um minuto para 20 segundos. A redução no tempo de espera na fila de marcação foi ainda maior: de 40 minutos para 5 minutos.
Além disso, a cada turno a Rumo conseguiu diminuir o headcount em, no mínimo, seis pessoas. Outras vantagens foram o aumento na segurança operacional e a redução no risco de fraudes e desvios.
Os ganhos identificados na operação do Terminal Ferroviário de Rondonópolis incluíram:
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